em

Bahia tem 8.128 casos confirmados de Covid-19 e 281 óbitos

A Bahia registra 8.128 casos confirmados de Covid-19. Considerando o número de 2.085 pacientes recuperados e 281 óbitos, 5.762 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Reitera-se que estas são as recomendações informadas por evidências disponíveis até a presente data e estão sujeitas a […]

A Bahia registra 8.128 casos confirmados de Covid-19. Considerando o número de 2.085 pacientes recuperados e 281 óbitos, 5.762 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Reitera-se que estas são as recomendações informadas por evidências disponíveis até a presente data e estão sujeitas a revisão mediante novas publicações e estudos científicos, durante a vigência da pandemia.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia esclarece que o número de novos casos registrados nas 24 horas não representam o número de pessoas infectadas neste período. Ele se deve a integração das bases de dados com o Ministério da Saúde, em virtude do sistema criado pelo órgão federal desde 27 de março, não ter permitido que os estados tivessem acesso as informações nominais notificadas pelas unidades de saúde diretamente ao Ministério. Ao longo das duas últimas semanas, o Governo do Estado da Bahia vinha trabalhando no desenvolvimento de um software de integração, tendo sido possível baixar e integrar as diferentes bases de dados do ministério da saúde e consolida-las de forma confiável.

A partir de agora todos os casos lançados nos sistemas ministeriais serão integrados pelo sistema desenvolvido na Bahia, incluindo as notificações de síndromes gripais. O resultado será uma mudança para cima no patamar de casos notificados, que refletirão não mais apenas os casos confirmados laboratorialmente, mas também todos os casos confirmados por critério clínicos, testes rápidos e testes realizados em unidades privadas.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 281 mortes pelo novo coronavírus. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 18 horas desta sexta-feira (15).

263º óbito – mulher, 82 anos, residente em Salvador, comorbidades hipertensão arterial, diabetes, doença pulmonar crônica, veio a óbito dia 08/05, em domicílio.

264º óbito – homem, 45 anos, comorbidades diabetes, doença renal crônica, hipertensão, residente em Itabuna, veio a óbito dia 13/05, em unidade filantrópica de Itabuna.

265º óbito – mulher, 72 anos, residente em Anagé, comorbidade hipertensão arterial, veio a óbito dia 14/05, em domicílio.

266º óbito – homem, 94 anos, residente em Salvador, comorbidade não informado, veio a óbito dia 10/05, em hospital da rede pública de Salvador

267º óbito – mulher, 75 anos, residente em Salvador, comorbidades doença cardiovascular crônica, diabetes, doença neurológica, imunodeficiência/imunodepressão veio a óbito dia 12/05, em hospital filantrópico de Salvador.

268º óbito – homem, 65 anos, residente em Salvador, comorbidade neoplasia, veio a óbito dia 24/04, em hospital filantrópico de Salvador.

269º óbito – mulher, 75 anos, residente em Mirante, comorbidades doença pulmonar obstrutiva crônica, cardiopatia, hipertensão arterial, veio a óbito dia 14/05, em hospital da rede pública de Vitória da Conquista.

270º óbito – homem, 76 anos, residente em Salvador, comorbidades síndrome da imobilidade, doença de Parkinson, anemia, hipertensão arterial, veio a óbito dia 12/05, em hospital filantrópico de Salvador.

271º óbito – mulher, 90 anos, residente em Salvador, comorbidades hipertensão arterial, diabetes, doença cardiovascular, veio a óbito dia 12/05, em hospital da rede privada de Salvador.

272º óbito – mulher, 39 anos, residente em Salvador, comorbidades doença cardiovascular crônica, imunossupressão, doença renal crônica, veio a óbito dia 14/05. Local do óbito não informado.

273º óbito – homem, 84 anos, residente em Salvador, comorbidade doença vascular crônica, veio a óbito dia 15/05. Local do óbito não informado.

274º óbito – homem, 58 anos, residente em Camaçari, comorbidades diabetes, doença renal crônica, hipertensão arterial, ex tabagista, veio a óbito dia 07/05. Local do óbito não informado.

275º óbito – mulher, 52 anos, residente em Simões Filho, comorbidades diabetes e hipertensão arterial, veio a óbito dia 11/05, em unidade da rede pública de Simões Filho.

276º óbito – mulher, 66 anos, residente em Salvador, comorbidade não informado, veio a óbito dia 02/05, em unidade da rede pública de Salvador.

277º óbito – homem, 37 anos, residente em Salvador, comorbidade não informado, e data e local do óbito não informados.

278º óbito – homem, 75 anos, residente em Salvador, comorbidades não informado, veio a óbito dia 29/04, em unidade da rede pública.

279º óbito – homem, 74 anos, residente em Salvador, comorbidades não informado, data e local do óbito não informados.

280º óbito – homem, 52 anos, residente em Salvador, comorbidades não informado, data e local do óbito não informados.

281º óbito – homem, 52 anos, residente em Salvador, comorbidades não informado, data e local do óbito não informados.

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

De acordo com a nota técnica n° 54 (disponível em saude.ba.gov.br/coronavirus), as unidades de saúde devem realizar a coleta de amostras somente quando o caso suspeito de Covid-19 se enquadrar nos critérios abaixo:

Biologia molecular (RT-PCR em tempo real, detecção do vírus SARS-CoV2)
1. Pacientes internados com suspeita de Covid-19;
2. Pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG);
3. Profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19, ou que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19 mesmo assintomáticos;
4. Pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19 cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
5. Indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos de Covid-19.

Teste Rápido Sorológico (para detecção de anticorpos)
a) Pacientes com quadro clínico-epidemiológico compatível com Covid-19;
b) Profissionais de segurança pública e de saúde em atividade, independente de sintomas;
c) Contato domiciliar de profissional de saúde ou de segurança pública em atividade, independente dos sintomas;
d) Pessoas com 60 anos ou mais, sintomáticos ou não, residentes em instituições de longa permanência de idosos, ou portadores de comorbidades de risco para complicação de Covid-19.

Obs.: No caso de uso de testes sorológicos para investigação de pacientes sintomáticos, com quadro clínico-epidemiológico compatível com Covid-19, o teste rápido sorológico deverá ser realizado pelo menos sete dias após o início dos sintomas.

(Imagem: Divulgação)

Governo da Bahia investe mais de 2,6 milhões por mês com 70 leitos exclusivos para coronavírus em Vitória da Conquista

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia tem 8.314 casos confirmados e 286 óbitos causados pela Covid-19