em

Governo de Goiás cria central para atendimento da Covid-19 por telefone ou chat online

Profissionais da saúde vão atender as pessoas que apresentam sintomas da doença

Médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, formam a equipe de atendimento (Imagem: Divulgação)

O Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), desenvolveu um serviço de atendimento, via telefone ou chat online, para pessoas que apresentam sintomas da Covid-19, a doença provocada pelo vírus Sars-Cov-2. Trata-se da Central de Orientações (CORI), que atenderá a população por meio do número 3201-9300 ou pelo chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite www.saude.go.gov.br/coronavirus.

Os atendimentos serão prestados por uma equipe composta por profissionais de saúde, devidamente capacitados, de diferentes setores da SES-GO, das 7h às 19h, todos os dias da semana. O objetivo da Central por telefone ou pelo chatbot Vitória é evitar que as pessoas se desloquem sem a devida necessidade até as unidades de saúde, possibilitando, portanto, que a população tire suas dúvidas sem sair de casa, por meio da CORI.

De acordo com a avaliação individual de cada caso, os profissionais da Central irão orientar se o cidadão deve ficar em casa, para monitoramento ou consulta via telemedicina, ou se deve procurar a unidade de saúde mais próxima do seu local de residência para atendimento presencial.

A equipe da CORI é composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros. O gerente da CORI, Fabrício Pereira Montes, informa que, ao estruturar o serviço, o Governo de Goiás estabeleceu três níveis de assistência para a população e um atendimento de saúde mental direcionado para trabalhadores da saúde que atendem casos de Covid-19.

Médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, formam a equipe de atendimento (Imagem: Divulgação)
Médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, formam a equipe de atendimento (Imagem: Divulgação)

Como ser atendido?

Há duas formas de ser atendido, por meio do telefone 3201-9300 ou pelo chat Vitória, disponível no hotsite do coronavírus do Governo de Goiás. Pelo telefone, a pessoa entrará em contato com a CORI e será acolhida pelos profissionais do nível 1, que farão uma escuta qualificada para orientar em caso de dúvidas.

Se o cidadão apresentar sintomas da Covid-19, ele será cadastrado e encaminhando imediatamente para o nível 2, que é a consulta de enfermagem. De acordo com a especificidade de cada caso, será aplicado um protocolo de atendimento. Caso seja necessário, o paciente será encaminhado para o nível 3, em que um profissional médico realizará uma teleorientação por meio da telemedicina. A consulta poderá ser realizada via telefone, chat ou videoconferência.

Quem optar em ser atendido pelo chat Vitória deverá acessar a página www.saude.go.gov.br/coronavirus e, no canto inferior direito da tela, buscar pelo ícone do chatbot. Um atendente virtual fará uma teletriagem utilizando inteligência artificial e, caso seja identificada a presença de sintomas da Covid-19, a pessoa será direcionada para um atendente de nível 1. Nessa etapa, será feita a escuta qualificada com orientações do cidadão em caso de dúvidas. Se necessário, a pessoa será encaminhada para os demais níveis de atendimentos para consulta de enfermagem ou médica, que também serão realizados online, via chat.

Segundo a superintendente de Sistemas e Inovação da Sedi, Luiselena Luna Esmeraldo, o chatbot (junção das palavras chat e robot, que significam, respectivamente, bate-papo e robô, em inglês) foi desenvolvida junto com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para o desenvolvimento da plataforma, a equipe da subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI) utilizou uma ferramenta de chat brasileira e gratuita, que foi instalada, configurada e customizada no Data Center do Estado. Além disso, a STI também atuou no treinamento da equipe da Secretaria da Saúde que vai operar a plataforma.

*Com informações do Governo de Goiás

(Foto: Divulgação)

Bahia tem 1.504 casos confirmados de Covid-19

Não existe padronização de protocolos nos atendimentos de pacientes de UTIs lotadas (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Dois doentes, um respirador e um médico para decidir