em

Temperaturas mais baixas abrem caminho para doenças: saiba como se prevenir neste outono

Alimentação saudável e hábitos de higiene diminuem os riscos

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Com a queda de temperaturas, que segue desde o final de março, cresce a incidência de doenças, tanto causadas por vírus e bactérias, quanto as reações alérgicas. Para reduzir os riscos e manter a imunidade em alta, são necessários alguns cuidados especiais e mudanças na rotina, envolvendo alimentação, limpeza e a inclusão de hábitos saudáveis no dia a dia da família. 

As mudanças devem ser realizadas, tanto em casa, quanto em outros locais, como o ambiente de trabalho, impedindo que a doença circule de um local para o outro. Confira algumas dicas para se prevenir neste outono.

Circulação de ar

Permitir uma boa circulação de ar é essencial para diminuir os riscos de doenças. Especialmente para quem tem problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite, manter o ar da casa ou dos escritórios sempre limpo é essencial. A limpeza das frestas de portas e janelas, do filtro do ar-condicionado e de outros aparelhos de ar também colabora para impedir a entrada de poeira e ácaros dentro de casa.

Caso não seja possível deixar as janelas abertas, como em casos de salas comerciais, o uso de aparelhos como umidificador e purificador de ar pode ser a saída ideal para permitir a circulação de ar necessária no ambiente.

Higiene em primeiro lugar

Não adianta cuidar de outros aspectos e esquecer da higiene adequada. Especialmente em casa, onde nos sentimos bem e em segurança, é comum colocar a mão no rosto, coçar os olhos, entre outros hábitos que aumentam o risco de contaminação. Lavar as mãos, retirar os sapatos e trocar de roupas após chegar da rua devem fazer parte de um ritual minucioso, garantindo que os vírus e as bactérias presentes na rua não entrem em casa. Lavar o rosto e tomar banho regularmente também são medidas de higiene essenciais.

Limpar a casa periodicamente é outra maneira de eliminar possíveis ameaças. Por isso, inclua desinfetante, álcool, vinagre e outros produtos antibactericidas, garantindo que a limpeza da casa será eficaz. Não esqueça de garantir que lugares escondidos, como embaixo da cama e atrás do armário, também serão incluídos na limpeza.

Alimentação saudável

Uma das dicas principais para garantir a saúde durante os meses frios é investir em uma alimentação saudável, cheia de vitaminas e nutrientes que irão garantir o funcionamento adequado do organismo no combate contra qualquer ameaça. Uma dieta variada, incluindo diferentes tipos de frutas, verduras, leguminosas, proteínas, entre outros, é uma das maneiras mais eficientes de se prevenir contra doenças.

Além da já muito conhecida vitamina C, presente na laranja, acerola, espinafre e morango, é necessário ingerir outros nutrientes, como a vitamina A, presente na gema de ovo, cenoura, mamão e manga, e alimentos ricos em ômega 3, como peixes de água fria e oleaginosas.

(Foto: Divulgação)

Bahia tem 1.377 confirmações de Covid-19​

(Foto: Divulgação)

Bahia tem 1.504 casos confirmados de Covid-19