em

Esclarecimento sobre caso confirmado de Covid-19 em Bom Jesus da Lapa

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa confirma o 1º caso registrado de Covid-19 no Município. Trata-se de uma paciente que está internada em Salvador há cerca de um mês em decorrência de outro problema médico. Segundo a Secretaria, a paciente foi contaminada fora do Município.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, após realizar investigação vem a público esclarecer a população acerca do 1º caso registrado de COVID-19 no Município de Bom Jesus da Lapa. O boletim diário municipal apresentou dados com nenhum caso confirmado, mas o folhetim da SESAB contou um caso na cidade.

Uma pessoa proveniente do município de Bom Jesus da Lapa realmente testou positivo para o Coronavírus, contudo já faz aproximadamente um mês que saiu da cidade. Então, essa pessoa que está com Coronavírus não se encontra no município, ela está em Salvador, e lá acabou sendo contaminada pelo vírus, portanto os dados do município também estão corretos.

Ocorreu que a paciente está internada em Salvador há cerca de um mês em decorrência de outro problema médico; tendo o registro de transferência no Hospital Carmela Dutra para o Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce), segunda irmã da paciente durante a sua internação em Salvador havia pessoas com suspeita de COVID-19.

Como ela reside em Bom Jesus da Lapa a SESAB contabilizou o caso no município, mas como a detecção ocorreu um longo período dias após essa pessoa estar internada em Salvador deduz-se que a contaminação por Coronavírus ocorreu fora município. A história da contaminação da paciente é endossada pela irmã da mesma que a acompanha.

A paciente foi transferida para o Hospital Ernesto Simões, referência para casos de COVID-19. A Vigilância entrará em contato com o hospital para acompanhar o estado da paciente, por residir em nosso munícipio temos a responsabilidade de acompanhar e prestar apoio aos familiares.

Temos consciência da responsabilidade com os dados informados e que em nenhum momento podemos esconder as informações da população, pois sabemos do nosso compromisso e responsabilidade do nosso trabalho de Vigilância em Saúde.

Agradecemos ao apoio do Diretor do Hospital Carmela Dutra, Euler, que nos ajudou na investigação, a irmã da paciente que nos atendeu e esclareceu tudo que precisávamos, ao Prefeito e ao Secretário de Saúde por acreditar no nosso trabalho.

A Vigilância esclarece a população que até o momento NÃO temos ainda nenhum caso confirmado dentro do município, nem dos pacientes suspeitos que realizamos coleta. Mas, sim, uma cidadã lapense foi notificada com Coronavírus, e por critérios da residência dela ser aqui em Bom Jesus da Lapa o caso será contabilizado para a cidade, mas ela não se encontra na cidade e saiu do município sem sinais ou sintomas de que estava com contaminação.”

Atenciosamente,

Marcelio Magno Magalhães da Silva
Secretário Municipal de Saúde

Laís Sento-Sé Magalhaes Pimentel Correia
Diretora da Vigilância em Saúde

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile