em

Quais sucos são os mais benéficos para a saúde e por quê?

Ricos em sabores, combinações de frutas, verduras e legumes agregam nutrientes à dieta

(Foto: Divulgação)

O suco de frutas é parte integrante da dieta dos brasileiros. Seja o tradicional suco de laranja, que acompanha o café da manhã, ou o detox, que combina frutas, verduras e legumes para trazer saciedade e ajudar no emagrecimento, a verdade é que a bebida ajuda a refrescar, hidratar e alimentar de uma forma bastante saborosa e colorida.

Com diversos nutrientes que ajudam a manter a saúde em dia, dependendo da combinação realizada, os sucos podem se tornar superalimentos que, ricos em antioxidantes, auxiliam até na prevenção de doenças graves, como o câncer.

A quantidade a ser ingerida diariamente, para obter esses efeitos positivos, é bastante relativa e tem a ver com a idade, o estado geral de saúde da pessoa, o gênero e até o peso atual.

Um bate-papo com o médico nutrólogo ou nutricionista é fundamental para esclarecer dúvidas, buscar orientações personalizadas e garantir que se está obtendo o que há de melhor na alimentação sem riscos.

Pode tudo?

Não necessariamente. Sabemos, por exemplo, que algumas frutas podem ser prejudiciais para a saúde de pessoas que sofram de problemas prévios. Por exemplo, quem tem alguma enfermidade renal está proibido de consumir frutas ricas em fósforo, potássio e outros minerais. Além disso, a carambola pode ser potencialmente tóxica e até fatal para esses pacientes.

Frutas com alto índice glicêmico, como manga, uva, caqui e cacau podem ser bastante prejudiciais para os diabéticos, porque disponibilizam o açúcar diretamente no organismo. Os nutricionistas indicam que, sempre que possível, o suco seja substituído pelo consumo da fruta in natura para que as fibras possam auxiliar na saciedade e na absorção da glicose/frutose pelo corpo.

E o que é bom?

Os sucos não estão proibidos e podem ajudar a compor a dieta de forma saudável. Alguns são usados até para potencializar o bem-estar. Algumas opções benéficas são:

  • Suco de maçã: batido com casca, é rico em fibras solúveis e acetilcolina, substância que ajuda a preservar a memória. Por ser uma fruta naturalmente doce, pode ser combinada a outras mais ácidas, para dispensar o adoçante ou o açúcar;
  • Suco de laranja: rico em vitamina C, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e cálculo renal, além de melhorar a imunidade;
  • Suco de uva roxa: é rico em antioxidantes que ajudam a preservar a saúde coronariana;
  • Suco de abacaxi: digestivo e rico em manganês, ajuda a preservar a saúde óssea, prevenindo a osteoporose,
  • Suco de cramberry: de sabor mais ácido, ajuda a prevenir e a tratar as infecções do trato urinário.

E o detox?

Pode ser rosa ou verde, não importa: a combinação de frutas, verduras e legumes ajuda a dar um boost no metabolismo e também a perder peso.

O nosso corpo não precisa de ajuda para se desintoxicar, pois, promove uma auto limpeza diariamente, segundo a médica nutróloga dra. Ana Luisa Vilela, da capital paulista: “A principal função do fígado é filtrar as toxinas da corrente sanguínea e limpá-lo de substâncias nocivas”.

Quando a gente exagera e come muita besteira, surgem sensações ruins, como ânsia, inchaço e falta de apetite, consequências da inflamação das células. “Esse processo de eliminação dos excessos e das toxinas acumuladas no organismo que o fígado já faz, pode ser estimulado sim, mas pelo consumo de ervas, frutas, verduras, legumes e muita água, que possuem nutrientes benéficos para funcionamento dos órgãos”, completa a médica.

Assim, se o objetivo é promover saciedade e tirar proveito dos nutrientes que não são ingeridos por meio de comidas refogadas e saladas, então o suco detox é um bom aliado.

Para tirar o melhor proveito, o ideal é combinar sempre uma fruta, preferencialmente, cítrica (abacaxi, laranja, limão), uma folha (couve, rúcula, acelga), um legume (cenoura, beterraba), especiarias (gengibre, canela) e uma fruta mais docinha (maçã, uva, água de coco). Basta bater tudo no liquidificador com gelo e beber sem coar.

(Foto: Divulgação)

Produtos que ajudam as pessoas a aumentar a autoconfiança diante de problemas de saúde

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

4 dicas de como estudar para o Enem no isolamento