em

Cansaço durante o dia pode ser sinal de alerta para a saúde, segundo especialistas

Problemas relacionados à hora de dormir não devem ser ignorados

Acordar com a sensação de cansaço, sentir sono excessivo durante o dia ou demorar horas para conseguir cair no sono podem ser indicativos de algum problema de saúde relacionado ao sono ou metabolismo, e não devem ser ignorados.

Uma noite de sono ruim ou insuficiente pode trazer graves problemas para o organismo. De acordo com um estudo publicado no Journal of American College of Cardiology (JACC), pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm 27% maior de chances de desenvolver aterosclerose – condição caracterizada pelo acúmulo de placa de gorduras e outras substâncias nocivas nas artérias, além de apresentarem uma maior propensão a ingerir mais cafeína e bebida alcoólica.

Nessa linha, outra pesquisa publicada na revista Sleep avaliou que indivíduos que dormem menos de cinco horas por noite apresentam um risco 60% mais alto de desenvolver obesidade. Já para quem dorme menos de seis horas tem um risco maior em 27%.

Dificuldade para lembrar de acontecimentos recentes, fome excessiva, ansiedade e disfunção sexual são alguns dos outros problemas decorrentes de sono insuficiente, prejudicando a qualidade de vida de pessoas que não dormem o suficiente. Não são poucas as consequências negativas, por isso, é preciso avaliar cada caso e entender os motivos por trás do problema e como ele pode ser solucionado.

Motivos que podem prejudicar o sono

Na maioria dos casos, uma baixa qualidade do sono está associada a hábitos de saúde ruins. Alimentação balanceada é um fator que pode afetar o descanso durante a noite, aumentando o cansaço durante o dia. Consumir alimentos pesados ou com muito açúcar antes de dormir não é recomendado.

Praticar alguma atividade física também é uma forma de melhorar a qualidade do sono, já que o corpo estará mais relaxado e cansado, auxiliando na diminuição da insônia. Para quem tem a rotina muito agitada, é possível utilizar o serviço do TotalPass para reduzir os custos da academia ou  baixar aplicativos de celular que criam uma rotina de exercícios que podem ser realizados dentro de casa, demandando pouco tempo.

Além dos hábitos diários, problemas de sono podem estar relacionados a distúrbios mais graves, que precisam ser diagnosticados por um médico especialista, como um neurologista. Narcolepsia, hipersonia, síndrome das pernas inquietas, apneia obstrutiva do sono e a própria insônia são doenças que precisam de tratamento e podem ser a causa por trás do cansaço excessivo durante o dia ou a dificuldade de dormir bem durante a noite.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile