A combinação de exercícios aeróbicos com musculação pode auxiliar atletas e praticantes de atividade física que estão em busca de hipertrofia, o aumento de massa muscular magra. De acom com o especialista Thiago Moreira, se o objetivo é a hipertrofia, a queima de calorias será uma consequência. Segundo ele, caso o objetivo seja emagrecimento e melhora do condicionamento cardiorrespiratório, o ideal é praticar primeiro o exercício aeróbico e depois a musculação.
“O treino cardiovascular executado primeiro pode acabar com boa parte da reserva de energia que será usada pelos músculos, posteriormente, na musculação. E, para o praticante obter a performance máxima no treino, ele precisa estar com os estoques de energia elevados desde o início, porque isso aumenta a intensidade do treinamento e, consequentemente, o gasto calórico”, enfatiza o especialista em entrevista ao Correio Braziliense.
Para quem busca a hipertrofia, o importante é, além da combinação dos dois tipos de exercícios, manter uma alimentação adequada e o descanso em dia. O especialista em fisiologia do exercício e nutricionista Fernando Luiz Mano de Castro, explica que é também é necessário evitar a prática de exercícios com cargas excessiva, já que nessas condições o corpo produz hormônios catabólicos — que utilizam as próprias reservas para repor energia e tecidos desgastados.
“O aluno que busca hipertrofia deve focar em cargas pesadas e exercícios aeróbicos leves”, finaliza Thiago.