Casais tentantes, atenção! Vocês sabiam que existem exercícios que ajudam a engravidar? A prática regular e moderada colabora na produção de hormônios da fertilidade, além de preparar o corpo para a gestação.
Veja quais são os exercícios que ajudam a engravidar e a frequência que devem ser feitos para que o teste de gravidez positivo ocorra bem rápido.
Praticar exercícios colabora ainda para melhorar a saúde do tentante, tendo impacto direto em:
- Colaborar na melhora do fluxo sanguíneo;
- Na prevenção de doenças cardiovasculares;
- Prevenção de doenças ósseas;
Mente e corpo em dia ajudam tanto durante a fase de tentantes quanto na gestação. A mulher precisará ter atenção com o equilíbrio e com o fortalecimento da musculatura devido às mudanças que a gravidez promove em seu organismo.
Pergunte ao seu médico
É importante que o casal tentante tenha aconselhamento médico neste período. Por mais que sejam indicados exercícios que ajudam a engravidar, pode ser que a prática de algum deles não seja permitida a determinada pessoa.
Logo, antes de dar início as tentativas de gestação, é importante que o casal passe por uma avaliação completa para posteriormente colocar em prática todas as dicas e orientações para conseguir o teste de gravidez positivo.
Confira a seguir alguns exercícios que colaboram para fertilidade!
- Caminhadas
O casal tentante que queira se manter em forma e ainda ter aquele empurrãozinho para engravidar podem começar a se exercitar por meio de caminhas.
Por 40 minutos e três vezes por semana já é o suficiente para aumentar as chances de concepção natural de forma mais rápida.
- Yoga
A ansiedade é inimiga dos tentantes, logo, entre os exercícios que ajudam a engravidar pode ser indicado a prática de yoga. Além de melhorar o condicionamento físico, o yoga trabalha a respiração e concentração, sendo muito eficaz no combate da ansiedade e do estresse.
- Treinamento funcional
Uma das formas de diminuir e evitar o sobrepeso é a prática de treinamento funcional. De menor intensidade, quando comparado a musculação, ele ajuda o casal de tentantes a chegar ao Índice de Massa Corpórea (IMC) ideal, sendo fundamental para quem quer engravidar.
- Pilates
Assim como o yoga, o pilates trabalha toda a musculatura corporal de forma moderada. Para se ter noção de seus benefícios, sua prática costuma ser indicada durante a gestação, pois colabora para o fortalecimento da região pélvica e nas chances de a mulher conseguir o parto natural sem muito sofrimento.
Frequência da prática de exercícios
É aconselhado ao casal de tentantes que a prática de exercícios que ajudam a engravidar não seja superior a cinco horas semanais.Isso deve-se ao fato de o excesso de exercícios poder resultar no efeito contrário.
A mulher pode ter sua produção de óvulos diminuída e até parar de menstruar, enquanto o homem pode perder a qualidade do espermatozoide produzido.
É importante que os exercícios que ajudam a engravidar sejam feitos de forma moderada e dentro da capacidade física de cada paciente. A intenção não é transformar os tentantes em atletas, e sim colaborar para a realização de um sonho, que é se tornarem pais!