em

Bahia faz 30 mil cirurgias de hérnia em um ano

Reparos de hérnias da parede abdominal somam 30.033 cirurgias realizadas entre setembro de 2018 e setembro de 2019, na Bahia, de acordo com o DataSus. Salvador, a capital, foi o município com maior número dessas operações, com 6.018 procedimentos, representando 20% do total realizado no estado. Dos tratamentos feitos na Bahia pelo SUS, apenas 34 […]

Reparos de hérnias da parede abdominal somam 30.033 cirurgias realizadas entre setembro de 2018 e setembro de 2019, na Bahia, de acordo com o DataSus. Salvador, a capital, foi o município com maior número dessas operações, com 6.018 procedimentos, representando 20% do total realizado no estado.

Bahia faz 30 mil cirurgias de hérnia em um ano. Foto: Divulgação
Ilustração. Foto: Divulgação

Dos tratamentos feitos na Bahia pelo SUS, apenas 34 (0,11%) utilizam técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia, que traz benefícios ao paciente com recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória e redução no risco de infecção.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH), Dr. Christiano Claus, a hérnia é um defeito nos músculos do abdome que permite que o intestino ou uma porção de gordura passe através dele. “A única forma de curá-las é a cirurgia. As hérnias ocorrem em locais de fragilidade da musculatura, como a passagem do cordão umbilical e a passagem do testículo – de dentro para fora do abdômen”.

Entre todos os atendimentos públicos em hospitais baianos, 3,5 mil foram de urgência (11%). A maioria dos casos, 12 mil (39%), foram de hérnias inguinais, seguidos pela hérnia umbilical 10 mil (32%).

BRASIL – No mesmo período, em todo o Brasil, foram 285.633 operações de hérnia da parede abdominal. A região que mais operou foi a Sudeste, com 112 mil procedimentos. No Nordeste, foram 89 mil.

No país foram 23.656 cirurgias por videolaparoscopia, no SUS, representando 8,28% do total de procedimentos.

JORNADA NORDESTE DE HÉRNIA – A Jornada Nordeste de Hérnia organizada pela SBH em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Capítulo BA). O evento vai acontecer no dia 29 de novembro, em Salvador, na Bahia.
A Jornadas vai reunir cirurgiões e estudantes para debater as técnicas cirúrgicas para tratamento das hérnias, novidades na área e técnicas minimamente invasivas.

Foto: Divulgação

Moda goiana: vocação que atrai turistas de todo o Brasil e até de fora do País

Ilustração. Foto: Pixabay

Como economizar nas reformas de apartamento