em

Como controlar a ansiedade?

Keli Rodrigues - neuropsicóloga da Med Mais. Foto: Divulgação
Keli Rodrigues – neuropsicóloga da Med Mais. Foto: Divulgação

Considerada como o mal do século, a ansiedade é transtorno emocional, causada pelo medo excessivo do futuro. Os principais sintomas é que a pessoa apresenta comportamentos de preocupação, de angústia e tem pensamentos catastróficos sobre o futuro.

A neuropsicóloga Keli Rodrigues do Grupo Med Mais traz algumas dicas para que as pessoas possam aprender a controlar a ansiedade:

1) Controle o seu pensamento

O que você pensando? Está acontecendo aqui no presente ou são coisas que podem acontecer no futuro? Ou não acontecer no futuro?

Tenha a consciência da qualidade dos seus pensamentos. Esses pensamentos são catastróficos ou esses pensamentos são de coisas terríveis, que podem acontecer, mas que não estão acontecendo? Por isso, fique em alerta para que esse pensamento não te leve para uma sensação ou sintoma de ansiedade.

2) Reflita sobre os seus pensamentos

Aprenda a refletir sobre como controlar esses pensamentos. Você sabe como fazer esse controle na prática? Traga o seu pensamento para o momento presente.

Por exemplo, quando estiver pensando sobre algo, pare e reflita: essas coisas estão acontecendo aqui agora? Essas coisas impactam o meu aqui e o agora? Essas coisas podem efetivamente acontecer?

Faça uma reflexão sobre esses pensamentos catastróficos, se eles são pensamentos direcionados sobre o futuro de coisas que podem ou não vir acontecer.

3) Converse com outras pessoas

Converse com as pessoas sobre esse fluxo de pensamento. As pessoas em geral que estão a seu redor, podem te trazer para o momento presente. Elas vão fazer você avaliar o que de fato está acontecendo. Por isso, tenha amigos, colegas e terapeutas. Entenda a importância sobre o poder do diálogo.

4) Controle a sua respiração

Se você está em uma situação de ansiedade e você sente o seu coração bater acelerado, uma boa dica para controlar esse sintoma é se concentrar na respiração.

Sente, vá para um lugar mais isolado. Se estiver no ambiente de trabalho e não puder sair do lado, na própria sala, concentre-se na sua respiração. Esse exercício é fundamental, porque você vai trazer atenção para o corpo e atenção para o momento presente. Quando você respira, você começa a prestar atenção no que está acontecendo no presente e isso retira dessa sensação de coisas que não estão acontecendo.

Veja também: Quando devo fazer o check-up cardiológico



Patrocinador
Loading...
Ilustração. Foto: Pixabay

Principais precauções na hora de comprar um imóvel direto com o proprietário

Lula concedeu entrevista exclusiva ao Brasil de Fato na quarta-feira (23). Foto da entrevista exclusiva de Lula ao El País e à Folha. Foto: Ricardo Stuckert

Lula critica “cretinice” do governo na questão do vazamento de óleo no Nordeste