em

Quando devo fazer o check-up cardiológico?

O check-up cardiológico é uma série de exames voltados para a avaliação da saúde do coração. Com essas análises o cardiologista pode diagnosticar doenças cardíacas e, assim, determinar qual é o melhor tratamento para o caso. Além de auxiliar na identificação precoce das doenças cardiovasculares, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento, a […]

Ilustração. Foto: Divulgação

O check-up cardiológico é uma série de exames voltados para a avaliação da saúde do coração. Com essas análises o cardiologista pode diagnosticar doenças cardíacas e, assim, determinar qual é o melhor tratamento para o caso.

Além de auxiliar na identificação precoce das doenças cardiovasculares, o que aumenta as chances de sucesso no tratamento, a realização do check-up cardiológico é uma maneira eficiente de acompanhar a saúde do coração e ter mais qualidade de vida. Confira, a seguir, quando é recomendado fazer a avaliação cardiológica e quais doenças podem ser diagnosticadas.

Quando é indicado fazer o check-up cardiológico?

Muitas pessoas acreditam que a avaliação cardiológica só é necessária quando o paciente está com suspeita de uma doença cardíaca. No entanto, essa atitude pode colocar a vida do paciente em risco, principalmente quando ele possui uma cardiopatia que ainda não se manifestou.

Considerando que algumas pessoas só percebem que têm uma doença do coração quando o caso já está avançado — podendo, inclusive, causar morte súbita —, é fundamental que o check-up cardiológico faça parte da rotina de exames. Veja abaixo em quais situações você deve procurar um especialista em cardiologia para fazer um check-up do coração:

Presença dos fatores de risco comuns

Existem algumas condições que fazem com que o paciente tenha uma predisposição para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As principais são: hipertensão, obesidade, sedentarismo, colesterol elevado, tabagismo, diabetes e o consumo excessivo de álcool.

No Brasil, trata-se de uma parcela significativa da população. Segundo a última edição da pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde, 24,7% da população brasileira afirma ter diagnóstico de hipertensão, enquanto mais da metade da população (55,7%) tem excesso de peso.

Antes de frequentar a academia

A maioria das pessoas que começa a fazer academia quer perder peso o mais rápido possível. Para isso, recorrem a exercícios que exigem muito da capacidade cardíaca. E isso pode não somente comprometer o funcionamento do coração como, também, ocasionar problemas graves e causar a morte.

Por isso, fazer o check-up cardiológico antes de começar a academia é essencial para conhecer a capacidade do coração e, assim, estabelecer junto ao professor de educação física quais exercícios e intensidades são mais recomendados.

Após os 35 anos

Isso vale tanto para o homem quanto para a mulher, sobretudo quando a pessoa não é adepta dos exercícios físicos de alta intensidade.

Com histórico familiar

A herança genética é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que mais impactam a saúde cardíaca. Por isso, caso tenha histório familiar — ainda mais de parentes de primeiro grau — faça a avaliação cardiológica o quanto antes.

Antes de uma cirurgia

O check-up do coração é indicado antes de um procedimento cirúrgico para garantir que o paciente não terá complicações durante ou após a cirurgia. Assim, o procedimento fica mais seguro para o paciente.

Quais doenças são diagnosticadas com o check-up do coração?

As principais doenças que podem ser identificadas com a avaliação cardiológica são:

  • Diabetes;
  • Arritmia cardíaca;
  • Obstrução dos vasos das pernas e do pescoço;
  • Insuficiência cardíaca; entre outras.

O check-up cardiológico deve ser realizado anualmente para que a saúde do coração esteja em dia. É interessante fazer esse acompanhamento com um cardiologista de confiança e qualidade.

Entenda a importância do nutricionista para quem quer mudar os hábitos alimentares

Foto: Krists Luhaers/Unsplash

Super-heróis, supervilões e ciência: a humanização das personagens pode trazer inovações avançadas no campo tecnológico