em

Dia do estudante e a metodologia de ensino na qual aluno tem autonomia na aprendizagem

O ensino personalizado já é popular em muitas escolas europeias e americanas e começou a ser introduzido no Brasil na última década, a passos curtos

Ilustração. Foto: Arquivo Folha Geral/Freepik

O ensino personalizado já é popular em muitas escolas europeias e americanas e começou a ser introduzido no Brasil na última década, a passos curtos. Permitindo o ensino individualizado, diferenciado e personalizado, as escolas deixam na mão do aluno a função de direcionar o ritmo e nível do aprendizado, com professores que orientam e auxiliam em dúvidas. 

O Brasil tem em torno de 56 milhões e 500 mil alunos, divididos entre a educação infantil, ensino fundamental e médio, EJA e ensino superior. Em sua maioria, o ensino segue o proposto na Base Nacional Comum Curricular, com salas de aula composta por dezenas de alunos e a figura absoluta do professor. 

Seguindo o mesmo modelo, as escolas de inglês possuem um ensino engessado que afasta as pessoas que querem aprender um novo idioma com a aprendizagem personalizada às suas necessidades. 

Aprender a Língua Inglesa é cada dia mais importante, pois é umas das habilidades mais exigidas pelo mercado de trabalho. Mas muitas pessoas têm dificuldades de aprender o idioma pelo fato de os métodos de ensino das escolas tradicionais não serem atrativos. 

A Top English foi pioneira, desde 1997 disponibiliza para as pessoas a modalidade de ensino on-line, com professor em tempo real. As turmas podem ser formadas com alunos em diversas partes do mundo ou com aulas individuais. Se o aluno preferir o ensino presencial tem a liberdade de escolher o melhor local para que o professor vá ao seu encontro.

Além de poder escolher dia, horário e o local (casa, trabalho ou on-line), o aluno é quem dita o ritmo das aulas. “Nossos alunos já saem da primeira aula conseguindo criar sozinhos mais de 100 frases”, garante o fundador da rede Dilson Kossoski.

Trata-se de uma escola cuja metodologia foi criada a partir da observação de uma lacuna no ensino de idiomas com muitas aulas focadas na gramática e quase nenhuma na conversação. “Assim como quando aprendemos uma língua nativa, iniciamos pelo diálogo e depois criamos mais intimidade com a parte escrita, nossa metodologia tem a mesma premissa. Identifiquei pontos de dificuldade na aprendizagem e apliquei ao nosso método de ensino, o que descomplica as habilidades que precisam ser desenvolvidas na prática do novo idioma”, conta Dilson.

Outro diferencial do método de ensino é que o curso tem a duração que o aluno desejar. “Nas escolas tradicionais se o aluno não acompanha a turma ele se perde no conteúdo e não tem como voltar, na Top English é o aluno quem determina o ritmo das aulas e a duração do curso, conforme sua evolução e entendimento do conteúdo aplicado”, completa o fundador. 

Ilustração. Foto: Arquivo Folha Geral/Freepik
Ilustração. Foto: Arquivo Folha Geral/Freepik

Sobre a Top English

A Top English é uma escola de inglês que nasceu em 1997 na cidade de Maceió, Alagoas. Sua missão é oportunizar e inspirar as pessoas a realizarem o sonho da fluência na língua inglesa. 

Trata-se de uma escola de inglês que não possui unidade (escola física), trabalham com a modalidade online e delivery de inglês, ou seja, enviam as equipes de professores às empresas ou residências.

Por 14 anos a escola operou apenas localmente e em 2011 iniciou o processo de expansão pelo sistema de franquia. Hoje, a rede possui 55 unidades em diversos estados brasileiros, sendo três internacionais: Orlando, nos Estados Unidos; Tóquio, no Japão; e Porto, em Portugal.

Comunicado de Imprensa*

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade da assessoria de imprensa

(Foto: Sesab)

Bahia registra 1.456 novos casos de Covid-19 e mais 40 óbitos pela doença

(Foto: Divulgação)

GOL terá a primeira rota carbono neutro do Brasil