Estudantes brasileiros levam experimento ao espaço com apoio do Instituto TIM

Experimento científico de Mato Grosso embarcou em foguete da SpaceX rumo à Estação Espacial ISS, junto com desenhos de alunos da Bahia e de São Paulo

(Foto: Divulgação)

O sonho de diversas crianças e adolescentes de conhecer o espaço ganha ares de realidade com o Garatéa-ISS. A iniciativa, patrocinada pelo Instituto TIM, promove a participação de alunos brasileiros do Ensino Fundamental e Médio no Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), que incentiva o estudo de ciências espaciais embarcando projetos e desenhos em foguetes da SpaceX. Estudantes da Escola Regina Coeli, de Sorriso (MT), permanecem aqui na Terra, mas suas ideias já estão em órbita: o experimento do grupo, ganhador da edição de 2020, foi enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) no último domingo (06). Eles desenvolveram um teste para acompanhar a reação de um medicamento para intolerância à lactose no espaço.

“O projeto Garatéa-ISS traz para os estudantes a força da imaginação e da educação. Não há nada mais fascinante do que se sentir parte de uma aventura espacial. Ao mesmo tempo, nada é mais criativo do que desenhar e implementar um experimento científico. A TIM tem grande orgulho em patrocinar, há dois anos, por meio do Instituto TIM, um programa que ajuda a realizar sonhos e projetar o futuro de jovens brasileiros”, explica Mario Girasole, presidente do Instituto TIM.

O Garatéa-ISS reúne estudantes de escolas de todo o país, que criam experimentos para serem realizados no espaço. Um deles é selecionado para ser enviado à ISS com outros ganhadores dos Estados Unidos e do Canadá, voando em um foguete contratado pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). O Brasil é o primeiro país fora da América do Norte a integrar o SSEP. Ao todo, 285 escolas já participaram do Garatéa-ISS, com 171 projetos. A iniciativa foi desenvolvida por uma parceria da Universidade de São Paulo e Fundação de Apoio à Física e à Química.

(Foto: Divulgação)

O programa engloba ainda uma vertente artística e os colégios também participam com desenhos que serão enviados à ISS junto com os astronautas. Neste ano, foram ao espaço desenhos de alunos da Escola Maria Edith Rhoden (São Desidério, BA), da Escola Municipal de Educação Especial Olga Benário Prestes (Diadema, SP) e do St. Francis College (São Paulo, SP).

Dois projetos científicos de colégios brasileiros já foram enviados ao espaço no programa Garatéa-ISS: uma experiência com cimento — cujos resultados serão apresentados em um congresso nos EUA — e outra com filtro de barro. A ideia do programa é mostrar aos alunos como os experimentos que criaram se desenvolvem em um ambiente de microgravidade, muito usado para testes da indústria farmacêutica para pesquisa de medicamentos e testagem de materiais. De acordo com Lucas Fonseca, engenheiro espacial responsável pelo projeto Garatéa, o programa é um enorme chamariz para atrair o interesse de crianças e jovens para a ciência. “O lançamento de projetos no espaço é uma experiência que inspira, conecta e muda vidas, já que os ganhadores ficam em contato direto com instituições como a Nasa, por exemplo”.

Sobre o Instituto TIM

O Instituto TIM tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Define sua atuação em projetos focados em quatro pilares: Ensino (projetos educacionais para crianças e jovens); Aplicações (soluções em software livre); Inclusão (difusão do conhecimento) e Trabalho (novas oportunidades de atuação e capacitação).

Em parceria com diversas instituições federais e aproximadamente 70 secretarias municipais e estaduais, como de Educação, Cultura e Planejamento em todo o País, as ações do Instituto TIM já alcançaram cerca de 500 municípios, em todos os 26 estados e Distrito Federal, beneficiando mais de 700 mil pessoas, especialmente, crianças de 6 a 12 anos.

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 1.580 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas