em

Apoio nos estudos: aplicativo com resumos e questões do Enem ajuda vestibulandos

Study Neo se tornou uma alternativa para complementar os estudos de jovens que vão prestar vestibular

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Desde o início da pandemia de Covid-19, cerca de 1,5 bilhão de estudantes ficaram fora da escola em mais de 160 países – incluindo o Brasil –, segundo relatório do Banco Mundial. Com a quarentena no país, iniciada em março, muitos segmentos foram afetados, com destaque para os setores educacionais, devido à suspensão das aulas presenciais, a adaptação das plataformas online para seguir com parte dos conteúdos e a alteração nas datas de vestibulares, por exemplo. 

A falta de aulas presenciais e o pouco suporte tecnológico e financeiro em casa para que todos os alunos estudem com eficácia são alguns dos impactos negativos à educação em razão da pandemia.

Pensando nos alunos que estão se preparando para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um grupo de ex-alunos e uma estudante da Escola Técnica Estadual Advogado José David Gil Rodrigues, em Jaboatão dos Guararapes (PE), criaram o app Study Neo, uma ferramenta de apoio aos estudos com compartilhamento de resumos sobre diversos temas escolares e que já impactou mais de 500 pessoas, segundo informações dadas ao portal G1. 

A ideia surgiu há dois anos com a criação de uma página no Instagram (@study.neo). Marcela Silva, que atualmente estuda Letras, compartilhava resumos das disciplinas para ajudar seus colegas no perfil. Mesmo estando na faculdade, ela mantinha o perfil para ajudar outros estudantes que também desejam ingressar em uma universidade. Com as incertezas da pandemia sobre o futuro dos estudantes, ela se juntou a outros colegas para criar o aplicativo, que está disponível para download em smartphones com sistema Android. 

(Imagem ilustrativa/Divulgação)
(Imagem ilustrativa/Divulgação)

Enem 2020: como será? 

O Enem 2020 precisou ter suas datas alteradas, devido ao contexto de pandemia. Sendo assim, foi determinado que as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a versão digital será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, possibilitando, mesmo com dificuldades, que os alunos tenham mais tempo para se dedicar aos estudos.

Além disso, essa alteração também deu mais tempo para os jovens decidirem o que cursar, já que, ao chegar no Ensino Médio, é muito comum ter dúvidas do que fazer no futuro e qual carreira seguir, principalmente pela pressão de concluir mais uma etapa de educação e ter de se preparar para diversos vestibulares. 

Contudo, realizar um teste vocacional pode ser uma boa alternativa para abrir a mente e visualizar possibilidades de cursos que combinam com seus gostos e preferências, além de conversar com familiares, professores e até psicólogos.

Comunicado de Imprensa*

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade da assessoria de imprensa

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 1.809 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Em discurso gravado para a 75ª Assembleia Geral da ONU, presidente fala em cristofobia, afirma que país é cristão, mas não cita existência de outras religiões no Brasil

Debate sobre cristofobia é estratégico para candidaturas ultraconservadoras, avalia pesquisador