Apoio à projetos especiais é parte essencial no trabalho do InformaSUS, coletivo da UFSCar

(Foto: Divulgação)

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversos problemas para a saúde, porém, o momento também mudou a vida de diversos negócios e campanhas. Muitas empresas tiveram suas prestações de serviços afetadas, projetos tiveram que ser paralisados e aos poucos o mundo foi ganhando uma nova forma de funcionar.

Entretanto, diante da difícil ocasião, surge um movimento de assistência entre a sociedade. Consumidores e trabalhadores vêm buscando apoiar campanhas em redes sociais, por exemplo, ajudando a estimular pequenos negócios e projetos. E, com o intuito de compartilhar uma Comunicação Social de qualidade relacionada à Covid-19, o InformaSUS possui um trabalho fundamental em estimular e promover projetos especiais.

A participação do InformaSUS em iniciativas da sociedade traz maior peso e credibilidade as campanhas, garantindo também que o objetivo seja alcançado por mais pessoas. Assim, o coletivo ajuda na divulgação de campanhas relacionadas ao Covid-19 e outros temas, criando e disseminando sua marca, seu valor e seu trabalho.

O portal do InformaSUS-UFSCar possui equipes temáticas estruturadas em áreas específicas com o intuito de pesquisar, organizar e checar conteúdos que serão disponibilizados ao público, de forma qualificada, controlando e auxiliando o combate de notícias falsas. Além disso, o coletivo também tem prazer em apoiar projetos de pesquisa, extensão e divulgação científica articulados e desenvolvidos pela comunidade da universidade.

Atualmente, o coletivo também colabora na realização de eventos culturais, como o Festival CultivAR-TE. Trata-se de um festival virtual onde serão exibidas obras artísticas em diversas categorias, são elas: Artes Visuais; Fotografia; Dança; Produção Literária; Performance; Audiovisual; Música. O objetivo do festival é ressaltar a importância da cultura frente o cuidado de si e do outro na interface com a Saúde Mental.

A Plataforma InformaSUS-UFSCar criou o Projeto Especial Apoio à Campanhas Relacionadas ao Enfrentamento da Covid-19!

O projeto especial envolve o apoio à articulação institucional, mobilização social, divulgação e compartilhamento de projetos e campanhas da sociedade civil e órgãos governamentais que tenham como objetivo suprir necessidades materiais de populações em situação de vulnerabilidade agravada pela pandemia por Covid-19.

As campanhas divulgadas são veiculadas nos meios de divulgação do InformaSUS-UFSCar (website e perfis oficiais em redes sociais), buscando a aproximação dos seus organizadores com instituições e pessoas que, em potencial, possam contribuir para as campanhas.

Apoio a Quarentena Sem Fome de São Carlos, a Enlance em Brasília, que ajude meninas em situação de vulnerabilidade, os “Amigos do Bem” de Alagoas, Ceará e Pernambuco, os Anjos da Noite em São Paulo, e diversos outros projetos que podem ser conferidos no link: https://www.informasus.ufscar.br/campanhas-relacionadas-a-covid-19-apoiadas-pelo- informasus-ufscar/

A Plataforma InformaSUS-UFSCar e o apoio a Educação Permanente!

A Educação Permanente pode ser considerada como uma proposta de aprendizagem, com o objetivo de que o aprender e o ensinar se incorporem ao cotidiano das organizações. Nesse intuito o InformaSUS da UFSCar criou projetos especiais em parcerias, para transmitir aprendizados e formas de minimizar os resultados pessoais causados pela pandemia do Covid-19

Um dos projetos é o Saúde mental em tempos de pandemia, em que o portal do coletivo apresenta um conjunto de videoaulas gratuitamente, com a proposta de instrumentalização de trabalhadores da Saúde e da Assistência Social para lidar com situações de saúde mental emergentes no contexto em que estamos inseridos.

Por fim, outra parceria do InformaSUS da UFSCar é o Programa Bem-Estar e Saúde do Servidor, que tem o objetivo de proporcionar atividades online, por meio de vídeos, para acalmar os trabalhadores, trazendo estratégias para enfrentamento da pandemia e cuidados de saúde física e mental.

Confira mais do conteúdo nos links:

www.informasus.ufscar.br/
www.informasus.ufscar.br/projetos-apoiados-ufscar/
www.informasus.ufscar.br/categoria/comite-covid19-ufscar/
www.informasus.ufscar.br/campanhas-relacionadas-a-covid-19-apoiadas-pelo-informasus-ufscar/
www.informasus.ufscar.br/saude-mental-e-covid-19/
www.informasus.ufscar.br/programa-bem-estar-e-saude-do-servidor/