em

BHIP já modernizou 95% da iluminação pública de Belo Horizonte

100% do parque de iluminação pública funcionará com luminárias LED até outubro

Rua Coronel Jairo Pereira - depois (Foto: Bruno Lavoratto)

As noites estão mais seguras, mais bonitas e mais bem iluminadas na capital mineira. Isso porque a BHIP, concessionária responsável pela iluminação pública em Belo Horizonte, já modernizou 95% dos 182 mil pontos de luz da cidade, substituindo as convencionais lâmpadas de vapor de sódio pelas luminárias LED, que, além de iluminarem melhor, são mais econômicas e duram até três vezes mais. Outra vantagem é que a coloração da luz emitida pelas luminárias de tecnologia LED melhora a experiência do cidadão ao circular pelas vias em período noturno, uma vez que a sua tonalidade apresenta uma melhor reprodução da cor ao olho humano.

Rua Coronel Jairo Pereira - antes (Foto: Bruno Lavoratto)
Rua Coronel Jairo Pereira – antes (Foto: Bruno Lavoratto)

Para Marcelo Bruzzi, presidente da BHIP, o avanço no projeto de modernização da iluminação pública da cidade tem agradado os moradores. Prova disso é a significativa redução no número de reclamações registradas na Ouvidoria do Município e o aumento dos elogios. “Esse resultado é reflexo de um plano de ação muito bem estruturado e executado com excelência por nossas equipes. Estamos deixando a cidade mais segura para os cidadãos”, afirma.

A menor taxa de falha das luminárias LED também merece destaque. Enquanto as lâmpadas de vapor de sódio apresentavam uma taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias LED é de apenas 1%. Tendo a tecnologia como principal aliada, a BHIP consegue identificar rapidamente essas falhas por meio do sistema de telegestão, instalado nas luminárias das principais avenidas da capital. Essa inovação permite que, com o auxílio de um controlador, o monitoramento seja feito remotamente e com mais eficácia na manutenção e no controle da iluminação.

Outro benefício da iniciativa está no uso de tecnologia de ponta, substituindo as lâmpadas a vapor de sódio e vapor de mercúrio, modelos ultrapassados baseados na indústria química e com considerável potencial poluente. As luminárias LED têm componentes baseados na indústria eletrônica, contribuindo para tornar BH uma cidade que cuida do meio ambiente e preza pela sustentabilidade.

Após a modernização, as novas luminárias LED trarão economia anual de R$ 25 milhões na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura, além de atender a norma de iluminação brasileira, a ABNT 5101.  Com a cidade melhor iluminada, é prevista, ainda, redução na criminalidade e diminuição nos atropelamentos noturnos, ocorridos em razão de iluminação insuficiente.

Rua Coronel Jairo Pereira - depois (Foto: Bruno Lavoratto)
Rua Coronel Jairo Pereira – depois (Foto: Bruno Lavoratto)

Desafios da modernização

Mesmo com um planejamento robusto, as equipes de campo da BHIP enfrentam inúmeros desafios todos os dias. Ninhos de abelhas e marimbondos nas luminárias, dificuldade de acesso por galhos de árvores, chuva excessiva e o mais rotineiro de todos: carros estacionados na via.

Traçamos o planejamento de acordo com o fluxo do local. Em vias que concentram centros comerciais, optamos por trabalhar no período noturno para não interferir no trânsito. No entanto, há veículos que passam a noite estacionados debaixo de postes ou mesmo veículos abandonados que impedem o acesso a luminária. Nestes casos as equipes acabam retornando várias vezes ao local para verificar se o veículo saiu e, finalmente, executar a troca. Esse é o motivo de ainda não ter chegado aos 100% no bairro”, explica Bruzzi.

A etapa final da modernização compreende as regiões da Pampulha e Centro-sul, e a expectativa é de que 100% do parque de iluminação pública esteja com luminárias de tecnologia LED até outubro.

Canais de atendimento

Todos os serviços da BHIP podem ser acionados gratuitamente pelo atendimento telefônico pelo 0800-941-6789. Também está disponível o site www.bhip.com.br e o aplicativo BHIP para smartphones e tablets.

Comunicado de Imprensa*

*Este conteúdo é de inteira responsabilidade da assessoria de imprensa

Navio Costa Smeralda, da Costa Cruzeiros (Foto: Divulgação)

Costa Cruzeiros lança a campanha digital “Férias que sentimos saudades”

Abuso contra idosos aumentou durante a pandemia (Foto: ANPR)

Mirian Goldenberg: “Lutar contra a velhofobia é lutar pela nossa própria velhice”