ConectarAGRO supera a marca de cinco milhões de hectares com 4G no Brasil

Número representa 10% da área cultivada no País e comprova investimento da TIM na expansão da cobertura de rede voltada para o agronegócio brasileiro

A iniciativa ConectarAGRO – viabilizada pela TIM, AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec e Trimble – alcançou a marca de 5,1Mi/ha conectados com a tecnologia 4G em 2019, superando em 100 mil hectares a meta inicialmente planejada. A marca alcançada representa 10% da área cultivada no País, de acordo com dados da Embrapa. Formada em abril do ano passado, a iniciativa tem como objetivo principal expandir a disponibilidade da rede de quarta geração no País, contribuindo para facilitar o modo produtivo das fazendas em diversas regiões do Brasil.

“Conectar o campo é fundamental para que o agronegócio brasileiro continue sendo referência mundial e um dos principais pilares da economia do Brasil. Atualmente, propriedades nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste contam com a tecnologia 4G da TIM, com máquinas e implementos agrícolas conectados. Essa evolução traz mais precisão e agilidade para o dia a dia das fazendas e contribui para a evolução dos negócios dos produtores”, afirma Alexandre Dal Forno, Head de IoT e produtos Corporativos da TIM Brasil.

Com a solução de conectividade aberta, simples e acessível promovida pelo ConectarAGRO, o produtor pode usufruir, de forma completa, dos recursos disponíveis para a agricultura de precisão, com ferramentas digitais e de automação para otimizar a produção agrícola. Além disso, ele passa a ter acesso a produtos e serviços habilitados com a disponibilidade da conectividade, como comunicação entre pessoas e máquinas dentro das propriedades. O investimento avaliado pelo grupo para a implantação da rede nas fazendas é de cerca de meia saca de soja por hectare.

Cada uma das oito empresas participantes contribui com sua expertise para tornar o agronegócio um ecossistema ideal que proporciona condições favoráveis ao produtor rural, para que possa desenvolver do plantio à colheita uma produção sustentável, do ponto de vista econômico, e facilitada, por ter um número maior de informações à sua disposição.

“O ConectarAGRO tem o propósito de expandir as fronteiras da conexão agrícola em todo o País, contribuindo para o aumento da produtividade, reduzindo os custos de produção e melhorando a competitividade do setor. Essa marca de conectividade alcançada é importante, pois não apenas confirma a viabilidade da iniciativa como estabelece uma referência para expansão significativa nos próximos anos. Ainda mais importante, disponibiliza uma conectividade plena nas regiões rurais impactadas que agora podem usufruir de forma completa dos benefícios e utilizar todo o potencial das tecnologias embarcadas nas máquinas agrícolas, como telemetria e sistemas de automação e digitalização. Com o campo cada vez mais conectado, a agricultura brasileira só tem a ganhar”, avalia Gregory Riordan, Diretor de Tecnologias Digitais da CNH Industrial para a América do Sul.

Donald Trump (REUTERS / Jonathan Ernst/Direitos reservados)

Donald Trump assina novo acordo comercial que substitui Nafta

Alamanga-madagascar (Foto: Divulgação)