em

O que é American Kennel Club e qual a sua importância?

American Kennel Club é a instituição de referência quando o assunto é raça pura

Ilustração. Foto: Pixabay

Para quem não sabe, o American Kennel Club (AKC) é um dos maiores clubes de registro genealógico das raças de cachorro do mundo inteiro. Ao contrário do que muitos podem pensar, as raças dos mais diversos cães são catalogadas, registradas e mensuradas por instituições como o AKC.

O clube é, atualmente, um dos maiores na área de registro genealógico de cachorros de raça pura do mundo. Devido à sua importância, a contagem de raças registradas no AKC chega a 190. Já os cachorros que foram registrados como sendo de raça pura, passam dos 900 mil – um número impressionante, sem dúvidas.

O que é o AKC?

O AKC foi criado no ano de 1884 pela iniciativa de doze homens. Os participantes desse grupo eram representantes ou responsáveis por um clube de cães. A partir dessa reunião surgiu o Clube dos Clubes, que no futuro se tornaria o American Kennel Club.

A divisão de raças feita e reconhecida pelo AKC está restrita a apenas sete grupos:

  • Grupo dos Esportistas;
  • Grupo dos Pastores;
  • Grupo dos Hounds;
  • Grupo dos Terriers;
  • Grupo dos Trabalhadores;
  • Grupo dos Toys;
  • Grupo dos Não-esportistas.

Segundo os especialistas e membros do clube, todas as 190 espécies de cachorro de raça pura existentes podem ser encaixadas em um desses sete grupos. Os cães são separados de acordo com os trabalhos originais desempenhados pela sua raça.

Por exemplo, segundo o AKC, o Rottweiler pertence ao grupo dos trabalhadores. Essa e as outras raças puras que complementam o grupo foram selecionadas por demonstrarem ter aptidão para o trabalho.

Elas são conhecidas por guardarem casas e celeiros, proteger os donos e realizarem missões de busca. Por isso, todas elas estão agrupadas como cães trabalhadores.

O American Kennel Club possui o título de maior instituição de registro de genealogias e divisão de cachorros dos Estados Unidos e é uma das mais importantes do mundo.

Além disso, o AKC também promove eventos para cães com pedigree, como, por exemplo, o Westminster Kennel Club Dog Show e o Eukanuba National Championship, nos quais os cachorros de raça pura competem em diversas modalidades.

Por que o AKC e a mensuração de cães são importantes?

A importância do American Kennel Club está diretamente relacionada à mensuração dos cães. Por ter o papel de reconhecer raças e exemplares puros das mesmas, o AKC é uma instituição que determina quem são os cachorros perfeitos para exposição ou procriação.

O grande objetivo da instituição é reconhecer quem são os cachorros que pertencem às raças reconhecidas e estão aptos a concorrer nos mais diversos tipos de concursos, além de procriarem e trazerem ao mundo filhotes de raça pura – desde que haja um cruzamento entre dois cachorros com pedigree, é claro.

Determinar se um cachorro pertence a uma raça pura é bastante vantajoso para conhecer seu histórico. O documento que atesta a pureza do seu cão inclui diversas informações importantes, como:

  • Árvore genealógica;
  • Títulos conquistados pelos parentes em competições oficiais,
  • Nome do proprietário.

Como registrar um cachorro de raça pura

O registro de um cão de raça pura é um processo rápido, que leva por volta de 40 dias. Como é possível imaginar, o registro oficial deve ser feito exclusivamente junto a um Kennel Club. O pedido pode ser feito pelo canil ou pelo próprio dono, e é importante destacar que ainda existem raças que não foram reconhecidas pelos clubes oficiais.

Para conseguir o registro de raça pura, alguns pré-requisitos devem ser seguidos:

  • Fazer o pedido de registro do filhote até os 90 dias de vida dele. Após esse tempo, o proprietário pagará uma multa;
  • É necessário ter o registro da mãe e do pai do filhote;
  • Ter as seguintes informações sobre o filhote: nome, cor, sexo, dados do canil e assinatura de seus donos,
  • Fazer o pagamento das taxas envolvidas no processo.

Um registro de raça pura possibilita que o cachorro seja usado para a reprodução de outros filhotes puros, além de servir como passaporte para exposições. Além disso, é possível ter acesso a uma série de informações sobre a vida familiar do cão e ter a confirmação que ele está menos suscetível às mudanças de comportamento, aparência e deficiências físicas que possam surgir ao longo da vida.



Patrocinador
Loading...

Da Folha Geral, com assessoria

Este conteúdo é de inteira responsabilidade da assessoria de imprensa

Foto: Divulgação/UNIFASB

UNIFASB e SOMEB se unem e assinam contrato para a construção do Hospital Universitário, em Barreiras

Vetos de Bolsonaro ao projeto sobre abuso de autoridade foram derrubados nos plenários da Câmara e do Senado. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Congresso derruba vetos de Bolsonaro a projeto sobre abuso de autoridade