em

Já ouviu falar em insuficiência renal em gatos?

Doença comum entre felinos, a insuficiência renal acomete a função dos rins e pode levar a quadros sérios; veja causas e tratamento

Muitas doenças que podem acometer os gatos já são conhecidas de nós, humanos. Um problema, infelizmente, comum entre os felinos é a insuficiência renal. Se você tem um gatinho em casa, confira mais sobre a doença.

O que é insuficiência renal?

A insuficiência renal acontece quando os rins do gato já não estão conseguindo exercer sua função com eficiência, isto é, eles estão comprometidos ou sobrecarregados. O rim é o órgão responsável por eliminar certas substâncias do sangue, servindo como um tipo de filtro. 

Para essa filtragem, há os néfrons, pequenas estruturas que formam os rins, e são eles que vão reabsorver a água e as substâncias úteis e deixarão passar as substâncias do sangue que o corpo deverá eliminar posteriormente em formato de urina. 

No caso de indivíduos com insuficiência renal, há a perda de uma quantidade significativa de néfrons, reduzindo a função de limpeza do sangue, e, consequentemente, havendo o surgimento de muitos problemas de saúde.

Tipos de insuficiência renal

A perda da função renal pode se caracterizar em dois tipos: aguda ou crônica. 

A insuficiência renal aguda é caracterizada ao ocorrer a perda da função renal de forma súbita e rápida. Já na doença crônica o processo de perda de função é gradativo e, normalmente, acontece devido ao envelhecimento do animal.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

O que causa a insuficiência?

São vários os fatores que podem causar a doença nos gatinhos. Os mais comuns são:

Pouca ingestão de água

Naturalmente, os felinos têm uma quantidade de néfrons menor, em comparação com o organismo de outros animais. Isso gera maiores chances de essas unidades de filtragem se sobrecarregarem.

Com isso, a ingestão de água, por parte dos gatos, é algo muito importante. Contudo, os felinos não têm o hábito de ingerir a quantidade de água necessária. Ainda, na maior parte dos casos, os tutores de gatos tendem a oferecer aos animais rações secas, ou seja, que não vão colaborar com a hidratação dos felinos. Tudo isso se soma e contribui para a sobrecarga dos rins.

Idade avançada

O envelhecimento dos gatinhos também prejudica a eficiência do organismo do pet, tornando os rins menos funcionais.

Ainda, outras doenças não relacionadas a esse quesito podem surgir e causar reflexos na função dos rins, como alguns problemas cardíacos e doenças inflamatórias, por exemplo.

Outros casos

Algumas outras causas são: 

  • Predisposição genética: certas raças têm maior predisposição, como Siamês, Ragdoll e Birmanês, por exemplo.
  • Uso inadequado de medicamentos: certos remédios utilizados incorretamente afetam a eficiência dos rins.

Tratamento

Existem várias opções de tratamento para a insuficiência renal em gatos. 

Contudo, todo e qualquer procedimento deve ser orientado e prescrito somente por um profissional qualificado, isto é, por meio de consultas com um veterinário graduado em uma faculdade de veterinária. Além disso, é importante que o tratamento seja iniciado o mais cedo possível.

Terapia dietética

Uma dieta específica para gatos com insuficiência renal pode ajudar a reduzir a carga de trabalho dos rins. O veterinário pode recomendar uma dieta específica sem as substâncias que os rins têm mais dificuldade de filtrar.

Fluidoterapia

A terapia de fluidos ajuda a manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no corpo do gato, além de auxiliar na remoção de toxinas do sangue, buscando cumprir parte do papel que o rim possui.

Medicação

Medicamentos para controlar a pressão arterial ou estimular o apetite podem ser prescritos para auxiliar no tratamento da insuficiência renal em gatos. Além disso, suplementos de fósforo, vitamina D ou potássio também podem ser inseridos no tratamento.

Tratamento de suporte

Em casos mais graves, o gato pode precisar de suporte adicional, como transfusões de sangue ou tratamento para anemia.

Alice Bachiega

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Como o excesso do tempo de telas prejudica crianças e adolescentes

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Trade Marketing Digital: O que é e como aplicar?