em

Casos de covid disparam em Tabocas do Brejo Velho, após eleições

Aglomerações no período eleitoral, falta de consciência social das pessoas e ações da Secretaria Municipal de Saúde, foram cruciais para o aumento de casos positivos de Covid-19

(Arquivo Folha Geral)
(Arquivo Folha Geral)

Tabocas do Brejo Velho está sob alerta epidemiológico com 11 casos ativos de Covid-19, segundo boletim da Secretaria de Saúde divulgado na noite dessa sexta-feira (27). Os casos confirmados são moradores da zona urbana e rural que tiveram contato com pessoas infectadas devido falta de consciência social dos moradores do município e falha da Secretaria Municipal de Saúde que não está cumprindo o seu papel.

As barreiras sanitárias não funcionam, as aglomerações não são evitadas e a Secretaria de Saúde não divulga casos positivos de pessoas específicas. Nem os decretos publicados no Diário Oficial do Município foram respeitados, principalmente no período eleitoral, que foi crucial para a propagação do vírus. Na verdade esses decretos só existem na teoria, para passar a impressão de que algo está sendo feito, quando na realidade há um desserviço, omissão e falta de responsabilidade do poder público.

A Secretaria de Saúde não fiscalizou, não conscientizou e nem adotou medidas sanitárias para o período eleitoral, desrespeitando os decretos municipais e as medidas sanitárias da Justiça Eleitoral. Não tem controle sobre o número de casos reais positivos, devido omissão, falta de diálogo e comprometimento. Por isso não será novidade surto de Covid-19 nos próximos dias como já ocorre em Serra Dourada, com 78 casos ativos também por falha da secretaria de saúde no período eleitoral.

A culpa não é só da Secretaria de Saúde, mas também das pessoas que não fazem sua parte ou por ignorância mesmo ou por causa do desserviço da Secretaria Municipal de Saúde. Será que de agora em diante a Secretaria Municipal de Saúde de Tabocas do Brejo Velho vai deixar de omitir casos positivos de Covid-19 e passar a agir na prática?

Não é por falta de recursos.

(Imagem ilustrativa/Divulgação)

PIX, DOC ou TED: e agora, qual escolher?

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 4.204 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas