em

Como os hackers roubam sua senha?

Foto: Divulgação

Fernando Azevedo, é sócio da Silicon Minds, empresa de Marketing Digital, defensor de vitimas de cyberbullying e conta quais são os golpes mais comuns para hackers roubarem sua senha.

Brasil é lider mundial em phishing, golpe de email para obter seus dados e senhas ou dinheiro diretamente. A falta de fiscalização, falta de leis gera a impunidade de crimes digitais no Brasil.

1.Prêmio
Você recebe algum prêmio inesperado, seguido geralmente de um pedido para agir imediatamente pois a promoção é limitada. Ao clicar no site, o site é uma cópia do original e você acaba deixando seu email e sua senha no site dos criminosos. Mesmo que tenha criado uma conta nova em um site, os criminosos vão tentar usar esta senha para entrar no seu email ou banco e ainda podem pedir confirmações iguais ao do seu banco para ter códigos numéricos ou perguntas de segurança

2.Conta vencida
Você recebe um email dizendo que precisa pagar uma conta ou tomar alguma ação urgente. Eles podem direcionar o usuário para um site para roubar email e senha ou podem pedir o pagamento direto de um boleto ou um valor no cartao do credito.

  1. Email falso
    Enviar um email fingindo ser algum amigo ou até mesmo colega do seu trabalho é possível. Hackers usam esta técnica para pedir que clique em um link, baixe um arquivo ou faça login em um site falso para fazer os ataques. Eles podem replicar sites de Google Docs, Dropbox ou qualquer outro site famoso. Ao baixar um arquivo malicioso, ele pode permitir que o hacker acesse seu computador ou gravar tudo que você escreve por exemplo.

4.Pedido de amizade de seu amigo que já era seu amigo
Hackers hoje usam uma técnica chamada de “Engenharia Social” em que eles estudam as vitimas para saber o que ela gosta, o que ela faz e com quem ela anda. A partir daí, eles podem fazer uma conta social copiando um perfil de amigo e pedir amizade para você. Esta conta tem como objetivo ganhar sua confiança para pedir que você clique em link, baixe um arquivo ou envie dinheiro para ajudar seu amigo.

5.Pessoas com interesse em comum
Hackers tambem tentam se aproximar de pessoas buscando o que elas procuram – um relacionamento, um empréstimo ou um emprego oferecendo exatamente o que a pessoa quer para conseguir se aproximar e dar seu golpe.

6.Alerta de conta hackeada que pede voce fazer login. Em um link falso

Você recebe uma mensagem do seu provedor de email ou da rede social avisando que sua conta está em perigo e que você precisa trocar a senha ou confirmar um acesso que parece ser suspeito. São iscas para você navegar num site falso.

  1. Senhas fracas que podem ser testadas com software usando suas informacoes pessoais e de sua familia
    Existem softwares que podem tentar milhares de senhas por minuto. Geralmente os hackers pegam palavras-chave e datas relacionadas a você e sua familia para aumentar as chances de sucesso.
  2. Wifi inseguro
    Você senta num café chamado XYZ, liga seu notebook e ver uma rede sem fio chamada XYZ. Você pensa, esse cafe tem wifi grátis para os clientes. Porém é uma rede de internet de algum notebook por perto que permite que você conecte a ele e lê todas as informacoes trafegadas.

  3. Cameras: cameras podem ser usadas em lugares populares ao redor de uma empresa para gravar senhas que os usuários escrevem

  4. Sistema desatualizados: Sistemas operacionais desatualizados podem conter falhas de segurança que são alvos fáceis de hackers para controlar sua maquina e roubar seus dados.

Fernando ainda completa, se você quer começar a se proteger o primeiro passo fundamental é ligar o login com dupla autenticação no seu email, bancos e redes sociais. Assim você recebe uma mensagem com um código toda vez que as plataformas detectarem algum acesso não familiar.

Itamar Serpa, empresário e antenado em tecnologia, reforça a importância de aumentar a segurança dos computadores na sua empresa e treinar seus funcionários para ficarem atentos a golpes. Você pode pesquisar nos mecanismos de busca como ativar dupla autenticação nas plataformas que você usa.

Sobre:
Silicon-Minds é uma empresa de marketing digital americana fundada em 2014 por brasileiros, com sede em Miami e Vale do Silício.





Por Seutec.com

Alguns dos principais conteúdos do portal Seutec.com

Sugerido por MGID

Loading...





Bahia Farm Show

A feira que impulsiona o Brasil está chegando

real, dinheiro, reais, grana, ballots-1195005_1280

O que é remuneração total e quais os benefícios para empresa?