Categorias: Mundo

MPT lamenta ataque do governo brasileiro à OIT

Comissão de Normas da organização debate a reforma trabalhista, em Genebra, esta semana

07ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho
07ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho. Foto: © Crozet / Pouteau / Albouy / OIT

Genebra – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) começou a discutir, nesta terça-feira (5), em Genebra, o caso do Brasil, que entrou para a lista de países acusados de descumprir normas internacionais de proteção aos trabalhadores. O Brasil foi incluído no grupo, na semana passada, por causa das mudanças na legislação promovidas pela reforma trabalhista. O caso está em análise na Comissão de Normas da 107ª Conferência Internacional do Trabalho. O procurador-geral do MPT, Ronaldo Fleury, acompanhou os debates e lamentou a manifestação do governo brasileiro, durante a reunião da comissão. O ministro do Trabalho, Helton Yomura, fez críticas à OIT e ao trabalho da Comissão de Peritos da organização, acusando-os de fazer “jogos político” e agir sem conhecimento técnico sobre a legislação brasileira.

Desde a divulgação da inclusão do Brasil na lista definitiva de países suspeitos de violarem convenções internacionais, o MPT manteve diálogo constante com os representantes de trabalhadores, empregadores, do governo e da sociedade civil. “Lamentamos que algumas manifestações durante os debates tenham sido de ataque ao Comitê de Peritos e à própria OIT. Como representantes de instituição que tem por missão a promoção dos direitos fundamentais no mundo do trabalho, defendemos que os mecanismos de supervisão de normas internacionais devem ser respeitados, independente das circunstâncias”, disse o procurador-geral.

07ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho
07ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho. Foto: © Crozet / Pouteau / Albouy / OIT

Durante as discussões, o representante internacional dos trabalhadores, Marc Leemans, também lamentou a posição do governo brasileiro. O representante dos trabalhadores brasileiros, Antonio Lisboa, lembrou que o MPT alertou o Congresso Nacional e o governo federal que a reforma trabalhista violava a Constituição Federal e normas internacionais ratificadas pelo Brasil.

Já o representante internacional dos empregadores, Sonia Regenborgen, defendeu a necessidade de ampliar o prazo de análise dos impactos da reforma trabalhista no Brasil. O governo brasileiro recebeu apoio de 9 países, entre eles a Rússia, o Paraguai e a China. Nenhum país da União Europeia se manifestou a favor do Brasil.

No início desse ano, o Comitê de Peritos da OIT pediu ao governo brasileiro a revisão dos pontos da reforma trabalhista que permitem a prevalência de negociações coletivas sobre a lei. O Comitê confirmou o entendimento de que a reforma trabalhista viola a Convenção nº 98, sobre direito de sindicalização e de negociação coletiva, ratificada pelo Brasil. Foi pedida ainda a revisão da possibilidade de contratos individuais de trabalho estabelecerem condições menos favoráveis do que o previsto na lei. A reforma trabalhista estabelece a possibilidade do negociado prevalecer sobre o legislado, inclusive para redução de direitos. Prevê também a livre negociação entre empregador e empregado com diploma de nível superior e que receba salário igual ou superior a duas vezes o teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

As conclusões da comissão sobre o caso brasileiro devem ser divulgadas na próxima quinta-feira (7).

07ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho. Foto: © Crozet / Pouteau / Albouy / OIT


Comunicar erro





Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: V7XEW4HLYGAYUHT e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...


Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Comentários estão fechados.

Artigos recentes

Abapa prestigia inauguração do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) em Posse (GO)

Abapa prestigia inauguração do igoiano em Posse. Foto: Divulgação/Abapa A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) prestigiou nesta segunda-feira…

24 abr 2019 12:13

Mc Kevinho e Gabriel Farias se apresentam no Paladino Tênis Clube em Gravataí

O melhor do Funk e do Sertanejo juntos num show imperdível para toda a família Mais

24 abr 2019 12:07

Saiba a importância e os benefícios da psicologia infantil no processo de evolução da criança e do adolescente

Com bases em estudos, a enfermeira e hipnoterapeuta Katherine Maurente pode observar que parte dos transtornos mentais gerados na fase…

24 abr 2019 11:54

Helen Ganzarolli e Daniele Hypólito participam do Fashion Show em SP

Fashion Show. Foto: Renato Cipriano / Divulgação Na semana que acontece o São Paulo Fashion Week, considerado o maior evento…

24 abr 2019 11:36

5 dicas para prevenir e aliviar doenças respiratórias no outono

Tempo seco, temperatura mais baixa, proliferação de vírus e bactérias: esse é o cenário que acaba afetando a saúde de…

23 abr 2019 20:24

Passageiros da Avianca, com voos cancelados, devem ser reembolsados

Advogado explica quais são os direitos dos consumidores prejudicados Mais

23 abr 2019 20:16

Iniciar sessão

Esqueceu a senha?

Esqueceu a senha?

Digite seus dados de conta e nós lhe enviaremos um link para redefinir sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Entrar

Política de Privacidade

Para usar o login social, você deve concordar com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.