Categorias: Mundo

Serra confirma suspensão da Venezuela do Mercosul

Venezuela foi alertada e sabia que poderia sair do Mercosul, diz o chanceler José Serra. Arquivo/Agência Brasil
Venezuela foi alertada e sabia que poderia sair do Mercosul, diz o chanceler José Serra. Arquivo/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou hoje (2) a suspensão da Venezuela do Mercosul. Ele disse que o país tinha sido advertido quanto a essa possibilidade. “Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos, e foi”, ressaltou o ministro, que evitou comentar ou dar detalhes sobre o assunto.

Serra participou, nesta sexta-feira, do lançamento da campanha contra a dengue em uma escola na zona oeste de São Paulo.

A decisão sobre a Venezuela está relacionada ao vencimento do último prazo acordado em setembro para que Caracas cumprisse suas obrigações de adesão ao Mercosul.

Os chanceleres dos países fundadores bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos. As informações são da Rádio França Internacional.

Decisão já era esperada

A marginalização da Venezuela se desenhava desde que os demais sócios bloquearam, em julho passado, o acesso do país à presidência semestral do Mercosul. Em setembro, os quatro países fundadores decidiram ocupar o posto de forma colegiada e intimaram o governo do presidente Nicolás Maduro a adotar até 1º de dezembro todos os compromissos de adesão. Entre eles, a livre circulação de mercadorias entre os países do Mercosul e a cláusula democrática.

Na última terça-feira (29), a Venezuela se declarou disposta a aderir a um dos acordos comerciais pendentes – aquele relacionado às tarifas comuns e à livre circulação de bens. “Finalizadas as revisões técnicas, a Venezuela se encontra em condições de aderir ao Acordo de Complementação Econômica”, afirmou a ministra das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, em uma carta dirigida aos governos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Acidente na Colômbia

Serra disse ainda que o Brasil está acompanhando as investigações do acidente aéreo que matou delegação da Chapecoense e jornalistas que viajavam a Medellín para a final da Copa Sul-Americana. “É muito importante para evitar que no futuro tragédias como essa se repitam”, ressaltou.

De acordo com o ministro, o governo brasileiro está fazendo todos os esforços necessários para prestar atendimento aos quatro brasileiros sobreviventes do desastre. “Mandamos para lá de tudo, inclusive Força Aérea. Mas a verdade é que os colombianos estão preparadíssimos para isso. A gente fez mais foi acompanhar, providenciar todas as condições de transporte e acompanhamento daqueles que ficaram hospitalizados”, acrescentou.

Para o chanceler, a solidariedade do povo colombiano, que inclusive homenageou as vítimas em uma cerimônia no estádio do Atlético Nacional, em Medellín, na noite em que o time deveria enfrentar a Chapecoense, aproximou os dois países. “Realmente nos aproximamos muito da Colômbia. Já éramos países amigos, mas agora vamos ser muito mais. Foram muito humanos, muito generosos”, finalizou.

Agência Brasil


Comunicar erro





Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: V7XEW4HLYGAYUHT e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite



Loading...


Da Folha Geral, em Salvador*

*Com colaboração de (agência, assessoria ou especialista)

Comentários estão fechados.

Artigos recentes

Abapa prestigia inauguração do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) em Posse (GO)

Abapa prestigia inauguração do igoiano em Posse. Foto: Divulgação/Abapa A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) prestigiou nesta segunda-feira…

24 abr 2019 12:13

Mc Kevinho e Gabriel Farias se apresentam no Paladino Tênis Clube em Gravataí

O melhor do Funk e do Sertanejo juntos num show imperdível para toda a família Mais

24 abr 2019 12:07

Saiba a importância e os benefícios da psicologia infantil no processo de evolução da criança e do adolescente

Com bases em estudos, a enfermeira e hipnoterapeuta Katherine Maurente pode observar que parte dos transtornos mentais gerados na fase…

24 abr 2019 11:54

Helen Ganzarolli e Daniele Hypólito participam do Fashion Show em SP

Fashion Show. Foto: Renato Cipriano / Divulgação Na semana que acontece o São Paulo Fashion Week, considerado o maior evento…

24 abr 2019 11:36

5 dicas para prevenir e aliviar doenças respiratórias no outono

Tempo seco, temperatura mais baixa, proliferação de vírus e bactérias: esse é o cenário que acaba afetando a saúde de…

23 abr 2019 20:24

Passageiros da Avianca, com voos cancelados, devem ser reembolsados

Advogado explica quais são os direitos dos consumidores prejudicados Mais

23 abr 2019 20:16

Iniciar sessão

Esqueceu a senha?

Esqueceu a senha?

Digite seus dados de conta e nós lhe enviaremos um link para redefinir sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Entrar

Política de Privacidade

Para usar o login social, você deve concordar com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.