em

Oficina de Reciclagem ensina como transformar jornal em lindas peças

Oficina de Reciclagem ensina como transformar jornal em lindas peças
Peças produzidas por Márcia Rodrigues, artesã formada pelo Artesanato em Movimento, da Sedinor. Foto: Divulgação

“Achei a minha profissão! Agora tenho uma fonte de renda. Hoje, faço peças e meus clientes ficam muito satisfeitos com o resultado”, diz Márcia Rodrigues, moradora da cidade de Felício dos Santos, que estava desempregada e trabalhando como freelance há cinco anos, e agora é uma artesã formada pelo Artesanato em Movimento.

Márcia Rodrigues e suas peças. Foto: Divulgação/Sedinor

A Oficina de Reciclagem, promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), e seu órgão executor, o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), por meio do Artesanato em Movimento, ensina a transformar jornais em lindas peças utilitárias e decorativas.

Mandalas, relógios, cestos, porta retratos, porta copos, bonecas e descanso de panela estão entre os diversos objetos que podem ser feitos com o material. Para o coordenador do Artesanato em Movimento, Ronaldo Lima, esta é uma forma de gerar novas oportunidades de trabalho.

“A nossa intenção é mostrar que o jornal, que todo mundo descarta, se transforma em obras que podem gerar renda familiar e acaba sendo uma terapia ocupacional”, esclarece.

Desde 2016, quando a Oficina de Reciclagem foi criada, mais de 200 pessoas participaram da atividade, que atendeu 16 municípios, localizados na área de atuação do sistema Sedinor/Idene. Além de capacitar pessoas, o Artesanato em Movimento ajuda a escoar as peças produzidas pelos artesãos, por meio de feiras que são realizadas em todo o Brasil.

De acordo com Ronaldo Lima, o objetivo desta iniciativa é incentivar a prática do artesanato. Com isso, o sistema Sedinor/Idene estimula a reciclagem, fazendo com que materiais que iriam para o lixo se transformem em arte.


Comunicar erro





Sugerido por MGID

Loading...



Kemila Pinheiro

Abusada nas fotos, Kemila Pinheiro dispara: Não sou obrigada a agradar ninguém

PRF prende em Jequié assaltante foragido da justiça paulista

PRF prende em Jequié assaltante foragido da justiça paulista