em de

Como se preparar para um concurso público

Ilustração. Foto: Pixabay

Passar num concurso público é um dos sonhos mais almejados por muitos brasileiros. A máquina pública oferece uma estabilidade financeira inalcançável em qualquer outra área. Com muito mais qualidade de vida e benefícios que qualquer outra área.

Porém o que muitos candidatos constatam ao começar a buscar mais sobre é a alta concorrência nesses concursos derivada desses benefícios todos. A preparação para um concurso público exige um planejamento grande do candidato, muita disciplina e estudo são necessários, mas isso é só a base.

Metas e objetivos

É importante estabelecer um objetivo a longo prazo que envolva o seu cargo público dos sonhos, mas também não devemos esquecer de manter vários objetivos de curto prazo para manter a motivação durante a trajetória de estudos. Assim o estudante consegue manter uma sensação de realização constante que te mantém nos eixos do estudo. Esse é um dos melhores métodos de estudo para qualquer coisa, com assistência de um curso preparatório para concurso ou não.

Essas metas devem ser realistas e específicas, elas têm que ser impostas de forma realista e com prazos realistas que estejam de acordo com seu tempo de estudo disponível. Por exemplo: ao invés de falar: “assistir 10 horas de videoaula de contabilidade”, falar: “Assistir 10 horas de videoaula de contabilidade até 12 de fevereiro.” Essa é uma meta mais específica e com mais probabilidade de ser cumprida, ao estabelecer uma data limite você se força a completar seu objetivo.

Para potencializar essa motivação, você pode estabelecer também um sistema de pequenas recompensas como assistir alguns episódios de uma série, jogar um pouco ou sair para jantar. Com um pouco de disciplina e criatividade esse sistema de recompensas pode ser a maior motivação, principalmente nos meses finais de preparação. O estudante tem que ter a certeza de que não vai atrapalhar o plano de estudos.

Plano de estudos

Criar um plano de estudos parece muito complicado, mas a chave para essa etapa da sua preparação é a organização. Antes de tudo deve-se definir qual área e concursos você vai tentar e analisar os editais anteriores e se possível o atual para definir quais matérias terão maior peso, quais terá mais dificuldade e quanto tempo terá para a preparação da prova. O ideal é dividir essa etapa em duas fases. Na primeira deve-se estudar apenas as matérias comuns aos concursos da área e editais de dois ou três anos anteriores, enquanto o edital atual ainda não tenha sido publicado. E a segunda etapa, que ocorre após o edital ser divulgado, é a hora de estudar se baseando no conteúdo do próprio edital com suas particularidades. É muito importante manter um plano de estudo coeso e regular, mantendo no máximo uma semana de descanso na mesma matéria, para que ela se mantenha fresca na mente.

Como formular um bom plano de estudos é uma tarefa muito difícil para pessoas não licenciadas, é sempre interessante buscar um curso preparatório para concurso público, mesmo que só para a primeira etapa. Com o cursinho o estudante terá uma base muito boa para erguer seu conteúdo de estudos. Sem falar nas vantagens de ter um ambiente livre de distrações onde o estudante pode se focar com total atenção nos estudos.

A escolha de um local adequado

Muitas coisas podem afetar a forma que nosso cérebro entende os conteúdos estudados, muitos já devem ter percebido que manter o foco em casa é muito diferente do que em uma instituição de ensino. Isso se deve ao fato de que esses ambientes são preparados especificamente para que não existam distrações. É importante preparar um local reservado e livre de distrações para que a mente se concentre de forma apropriada ao conteúdo.

Descanso

É importante saber quando descansar, isso não parece uma dica importante, mas é. O descanso é o que vai fazer com que a mente esteja pronta para adquirir mais informações, breves cochilos de 20 a 30 minutos após o almoço e uma boa rotina a noite trará muitos benefícios à sua trajetória de estudos.

Conclusão

Esperamos que seguindo essas dicas a sua preparação para o concurso seja muito melhor, lembre-se sempre de se manter hidratado e bem alimentado e bons estudos!


Comunicar erro



Publicidade

Teste grátis por 14 dias. Se você gostar, assine utilizando o cupom: LC3JQAWPE3XK74E e ganhe 20% de desconto durante 1 ano. Saiba mais em: Conheça o G Suite


Nax

NAX - meio gente, meio robô. Uma profissional perfeita para todas as ocasiões.







capacete, motocicleta, helmet-motorbike-road-167681

Descubra qual é o capacete mais indicado para você

pirata, pirataria, bandeira, pirate-flag-2344562_1280

Os benefícios da utilização de softwares originais