Carteira de Identidade Nacional já tem mais de 9 milhões de usuários
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Notícia

Carteira de Identidade Nacional já tem mais de 9 milhões de usuários

Bahia inicia emissão nesta terça-feira, (9). Só faltam mais dois estados para todo o país aderir ao documento

Leitura: 3 minutos

A Bahia iniciou nesta terça-feira, (9), a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e os cidadãos baianos já podem solicitar a emissão do documento.

O CIN foi desenvolvido para substituir o antigo RG e integrar dados de identificação de forma segura e padronizada em todo o país, que já somam mais de 9 milhões de emissões. Com a Bahia, agora só faltam Roraima e Amapá para que todo o país passe a utilizar a nova identificação.

A CIN é um marco na modernização dos documentos de identidade no Brasil. Além de garantir maior segurança e autenticidade das informações, o documento utiliza o CPF como número único de identificação e incorpora tecnologias avançadas desenvolvidas pelo Serpro, garantindo a integridade dos dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

“A implementação da CIN na Bahia representa mais um avanço significativo na consolidação de um documento moderno, seguro e que amplia a capacidade do Estado em prestar melhores serviços públicos. Falta muito pouco para termos as 27 unidades da federação emitindo a carteira nacional à toda a população brasileira, o que será um marco extraordinário no país”, afirma o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

De acordo com a diretora-geral da Polícia Técnica da Bahia, Ana Cecília Bandeira, a padronização documental no território nacional traz importantes avanços na prestação dos serviços públicos. “Passando a fazer parte de uma base de dados nacional, sempre que o cidadão utilizar políticas públicas, como o bolsa família, ou realizar atendimentos em postos de saúde e do próprio INSS, por exemplo, o atendente terá acesso, em tempo real, às informações”, explica.

Emissão na Bahia

O agendamento para emissão da primeira via na Bahia é realizado através do site ba.gov.br, sendo o documento gratuito para todos os cidadãos. Não há necessidade imediata de renovação para quem possui o modelo antigo, cuja validade se estende até 2032.

A emissão inicia-se neste 9 de julho nos postos SAC Pituaçu e Salvador Shopping. Nas demais unidades, a implantação será gradativa, a partir da consolidação dos fluxos de atendimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Identificação digital, segura e premiada

A Nova Carteira de Identidade Nacional é confiável, segura, digital e possui padrão nacional e número único nacional, o CPF. O documento impresso e digital foi pensado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para substituir o antigo RG e adota diversas tecnologias do Serpro para sincronizar dados, ampliar a segurança e garantir autenticidade das informações.

“A CIN vai além da segurança pública, ela vai modificar todo sistema de identificação do Brasil e transformar diversos serviços públicos. No futuro, o novo documento vai possibilitar também que a administração pública seja proativa, oferecendo serviços públicos de acordo com a necessidade dos cidadãos”, afirma o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

Além da Bahia, o documento já é emitido nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A CIN já recebeu reconhecimento internacional, sendo premiada como o melhor novo cartão de identificação nacional da América Latina na conferência High Security Printing, realizada em Santiago/Chile, em junho de 2024.

*Com Agência de Notícias

Veja também

Saúde

Em pesquisa dinamarquesa, programa de um ano de exercícios permitiu ganhos expressivos que compensaram perda muscular posterior; ideal é que atividades físicas sejam praticadas...

Notícia

Na trend, trabalhadores compartilham os benefícios que recebem das empresas

Notícia

Estudo aponta que região da Lagoa Azul, em Porto Seguro, deveria ser transformada em unidade de conservação

Notícia

A primeira via do documento é gratuita. A solicitação deve ser feita no portal ou aplicativo ba.gov.br

Publicidade

Publicidade