Ministério das Comunicações realiza Blitz da Telefonia Móvel no Piauí e Maranhão
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Notícia

Ministério das Comunicações realiza Blitz da Telefonia Móvel no Piauí e Maranhão

Por meio da Anatel, serão vistoriados 28 pontos nas regiões metropolitanas de Timon (MA) e Teresina (PI)

Leitura: 3 minutos

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou nesta sexta-feira (21) da Blitz da Telefonia Móvel em Timon, no Maranhão. A fiscalização irá analisar a qualidade da conexão e da cobertura do sinal de celular e internet em uma área que corresponde a 1 milhão de habitantes na cidade e em Teresina, no Piauí. 

Serão vistoriados, no total, 8 pontos na região metropolitana do município maranhense e 20 pontos na região metropolitana da capital piauiense. 

“Todo mundo aqui sabe o quanto é importante o sinal da cobertura móvel no dia a dia de cada um de vocês. Por isso lançamos o programa Blitz da Telefonia Móvel. Nós iremos tratar essa questão com as operadoras para poderem melhorar e ampliar essa infraestrutura para toda a população”, disse Juscelino Filho. 

“Iremos continuar lutando por grandes conquistas no estado e em todo o país e continuar trabalhando cada vez mais para poder enfrentar todos os desafios”, completou. 

A Blitz da Telefonia Móvel foi instituída no ano passado por causa dos crescentes relatos de problemas no serviço prestado em diversas cidades do Brasil. A iniciativa técnica conjunta com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) utiliza equipamentos para avaliar a qualidade do sinal das operadoras com o objetivo de elevar os padrões de serviço. 

A prefeita de Timon (MA), Dinair Veloso, também participou do evento. “Essa Blitz irá verificar a qualidade dos serviços e também as intervenções necessárias a serem feitas. E eu sei que serão feitas porque a gente sabe da dedicação e do compromisso de todos que estão à frente desse governo”, afirmou. 

“A ideia da Blitz é fazer uma avaliação pormenorizada da qualidade do serviço móvel celular, que a gente chama tecnicamente banda larga móvel e verificar, com detalhe, num pente fino mesmo, as regiões da cidade que estão com o serviço melhor ou pior”, destacou Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Antes de Timon e Teresina, as blitze já haviam sido realizadas em São Luís (MA), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Macapá (AP). 

(Foto: David Carvalho)
(Foto: David Carvalho)

Blitz da Telefonia Móvel 

Durante as blitze, técnicos da Anatel medem a qualidade do sinal e taxa de download das faixas 4G e 5G. Ao fim da operação, a Agência elabora um relatório que será encaminhado à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. As informações são enviadas também a parlamentares e às operadoras.

As blitze fazem parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel – ConectaBR, que trouxe parâmetros mais rigorosos de cobertura e de acesso à banda larga móvel para as operadoras cumprirem.

*Com Agência de Notícias

Veja também

Saúde

Em pesquisa dinamarquesa, programa de um ano de exercícios permitiu ganhos expressivos que compensaram perda muscular posterior; ideal é que atividades físicas sejam praticadas...

Notícia

Na trend, trabalhadores compartilham os benefícios que recebem das empresas

Notícia

Estudo aponta que região da Lagoa Azul, em Porto Seguro, deveria ser transformada em unidade de conservação

Notícia

Bahia inicia emissão nesta terça-feira, (9). Só faltam mais dois estados para todo o país aderir ao documento

Publicidade

Publicidade