em

Semana de Educação Financeira 2023 será realizada entre 15 e 21 de maio

O Sicredi tem diversas ações programadas para seus associados, durante a Semana ENEF, sendo cerca de 33 para o Oeste da Bahia

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, realizará ações gratuitas para promover a educação financeira na 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que neste ano ocorrerá entre 15 e 21 de maio.

Ao longo da semana, serão promovidas iniciativas gratuitas sobre educação financeira, com o objetivo de contribuir para:

  • o fortalecimento da cidadania.
  • a eficiência e a solidez do sistema financeira nacional.
  • a tomada de decisões conscientes por parte dos associados.

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) que acontece anualmente desde 2014, e tem a finalidade de promover ações de educação financeira no país. 

O Sicredi tem diversas ações programadas para seus associados, durante a Semana ENEF, sendo cerca de 33 para o Oeste da Bahia. São palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, entre outras ações gratuitas de formatos diversos.

“Educação financeira é um tema bastante lembrado quando as pessoas têm sonhos e decidem traçar planos para alcançá-los, o que não é tarefa fácil. Orientar os seus associados sobre o relacionamento com o dinheiro e o consumo consciente é uma das práticas do Sicredi, que tem como missão a valorização do relacionamento, a disponibilização de soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus associados e da sociedade, e com isso promover o desenvolvimento local” destaca Celso Régis, presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia.

Quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, um importante pilar da educação financeira. Assim todos saem ganhando, já que um cidadão financeiramente educado também contribui para o bem-estar coletivo, seja porque essa qualificação resulta em um sistema financeiro mais sólido e eficiente, seja porque cada pessoa tem melhores condições para lidar com emergências e momentos difíceis da vida.

*Colaboração da assessoria

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Atakarejo Loja Boca do Rio (Foto: Reprodução)

Atakadão Atakarejo consolida-se como o maior do setor na Bahia e na Região Nordeste

A ministra Margareth Menezes, a primeira-dama Janja Lula da Silva, o presidente Lula e artistas na Concha Acústica, em Salvador (BA) (Foto: Divulgação)

Lula: “A revolução que precisamos é fazer cumprir a Constituição Brasileira”