em

Licenciamento 2023 CE: veja as próximas datas de vencimento e saiba como pagar

Desde o dia 1º de janeiro, estão liberadas as consultas de cotas ou valores integrais para pagamento de IPVA em todo Brasil

Sempre que inicia um novo ano, os proprietários de veículos correm para deixar em ordem os pagamentos de tributos de seus veículos e renovar as documentações exigidas. Desde o dia 1º de janeiro, estão liberadas as consultas de cotas ou valores integrais para pagamento de IPVA em todo Brasil. Passados alguns meses desde janeiro, é o licenciamento dos veículos que começa a ser emitido.

O licenciamento do veículo é um procedimento obrigatório e realizado anualmente. É através dele que é liberado o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento que permite a livre circulação do veículo pelas vias brasileiras e atesta a sua conformidade com os padrões de segurança exigidos pelos departamentos de trânsito.

Atualmente o licenciamento é realizado de forma totalmente digital e a emissão do documento digital, o e-CRLV, é realizada através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, do Governo Federal. Para receber o novo documento no aplicativo, é necessário que o proprietário efetue o pagamento do licenciamento. 

Após o pagamento, o documento é automaticamente liberado no aplicativo e o condutor pode fazer a impressão do documento digital ou manter o arquivo digital consigo enquanto circular com o veículo. É importante lembrar que o licenciamento é um documento de porte obrigatório, ou seja, precisa estar sempre sobre posse do motorista enquanto estiver transitando com o veículo em vias públicas.

No estado do Ceará, o Licenciamento 2023 CE já está liberado para que os proprietários de veículos possam providenciar a sua regularização. Veja a seguir as datas de vencimento e como você pode recolher o tributo:

Como efetuar o pagamento do licenciamento?

Para recolher a taxa de licenciamento, o proprietário do veículo pode se dirigir a uma unidade do Detran-CE ou efetuar o pagamento também diretamente na rede bancária. 

Para 2023, a taxa de licenciamento para motocicletas tem o valor de R$164,77, enquanto para os demais veículos o valor é de R$192,23.

Quais os prazos para pagamento?

De acordo com o Detran-CE, os prazos para pagamento do licenciamento e regularização para o exercício de 2023 varia de acordo com o final da placa:

  •  Veículos com placa final 1: Prazo final para regularização 10/03.
  •  Veículos com placa final 2: Prazo final para regularização 10/04.
  •  Veículos com placa final 3: Prazo final para regularização 10/05.
  •  Veículos com placa final 4: Prazo final para regularização 12/06.
  •  Veículos com placa final 5: Prazo final para regularização 10/07.
  •  Veículos com placa final 6: Prazo final para regularização 10/08.
  •  Veículos com placa final 7: Prazo final para regularização 11/09.
  •  Veículos com placa final 8: Prazo final para regularização 10/10.
  •  Veículos com placa final 9: Prazo final para regularização 10/11.
  •  Veículos com placa final 0: Prazo final para regularização 11/12.

Ou seja, veículos com placas final 1 e 2 já passaram o prazo final para regularização, enquanto os próximos meses serão referentes aos demais veículos. 

Fique atento para manter o licenciamento do seu veículo em dia. Transitar com o licenciamento vencido é passível de multa e perda de pontos na habilitação, além de outros prejuízos, como a retenção do veículo.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Joá Souza/GOVBA)

Sesab leva testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis para a Micareta de Feira

Cambuquira é um refúgio em meio às montanhas do sul de Minas, a 950 metros de altitude (Foto: Acervo Setur-MG / Patrick Grosner)

Um fim de semana em BH: 7 passeios para fazer na capital mineira