em

Sesab leva testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis para a Micareta de Feira

Os foliões encontram no circuito a oportunidade de fazer testes rápidos para detecção de ISTs como HIV, hepatites virais e sífilis

(Foto: Joá Souza/GOVBA)
(Foto: Joá Souza/GOVBA)

Ações de saúde preventiva estão entre as iniciativas da Secretaria de Saúde (Sesab) na Micareta de Feira, realizada entre os dias 20 e 23 de abril. Os foliões encontram no circuito a oportunidade de fazer testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, hepatites virais e sífilis.

No posto montado no cruzamento da Avenida Ary Barroso com a Presidente Dutra, no centro de Feira de Santana, ainda é possível ter acesso a preservativos. A Sesab destinou R$ 812 mil em diversos serviços de saúde na festa de 2023. A testagem segue nesta sexta-feira (21), e no primeiro dia da micareta, na quinta (20), foram realizados mais de 600  exames. 

A secretária da Saúde, Roberta Santana, afirmou que a iniciativa é uma ação preventiva. “O objetivo é quebrar o ciclo das Infecções Sexualmente Transmissíveis, sífilis, HIV, hepatites. Ontem [20] foram mais de 600 testes realizados, 172 pessoas, pois cada uma delas é testada para quatro vírus. Também estamos distribuindo preservativos. Estamos esperando todo mundo, é tranquilo, é rápido e a gente pode quebrar esse ciclo de transmissão”, convidou.   

Para a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleusina Falcão, o diagnóstico precoce é a chave da preservação da saúde e da contenção da transmissão. “Estamos encontrando de um a dois por cento de testes positivos, o que é a média da Bahia e também a nacional.  É importante fazer o teste porque, quanto mais cedo a gente diagnosticar a doença, o tratamento é mais eficiente e também a gente consegue dar melhor qualidade de vida ao paciente”.  

Eleusina destaca o cuidado que a pessoa que testa positivo recebe. “Quando a gente tem o resultado positivo, essa pessoa já sai com agendamento da consulta na mão. Aqui, por exemplo, na micareta, a pessoa que testar positivo é atendida pelo infectologista no mesmo dia. E com este resultado, dentro da mesma semana ela já é atendida novamente por uma equipe multiprofissional”.  

Ainda conforme a técnica da Sesab, a pasta se empenha na divulgação das formas de prevenção às ISTs como a distribuição de preservativos masculinos e femininos, vacinas contra hepatite C e HPV, além da profilaxia pré e pós-exposição.  Esse conjunto de ações desempenhadas pela pasta é motivada para a garantia de acesso à saúde da população baiana, seja em festas populares com grande aglomeração de pessoas, ou em ações cotidianas nos centros de saúde, hospitais e campanhas sob a coordenação da secretaria. 

(Foto: Joá Souza/GOVBA)
(Foto: Joá Souza/GOVBA)

Confiança

O casal de namorados Angelo Souza, 28 anos, e Marcela dos Santos, 26, aproveitaram para fazer os testes disponibilizados. “É uma segurança. A gente nunca tinha feito o teste assim, juntos. É uma forma de confiança, amor e compromisso também”, garantiram. 

Já o comerciante Rosenaldo Lacerda de Brito, 50 anos, disse que foi ao circuito para curtir a festa, mas ao saber da possibilidade de realizar os exames de forma gratuita e com o resultado imediato, não pensou duas vezes. “Mas eu vi aqui esta oportunidade e fiz o teste. Não precisa ter medo, se tiver algum resultado ruim, eu sei que vão me encaminhar para o lugar certo, para fazer o tratamento”. 

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Cassino online Booi Brasil

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Licenciamento 2023 CE: veja as próximas datas de vencimento e saiba como pagar