em

Praia do Cantagalo recebe mutirão de limpeza do Pacto Global da ONU e Instituto Fundo Limpo

A ação faz parte de um movimento iniciado pela marca Sprite que mudou suas embalagens reforçando o compromisso por um Mundo Sem Resíduos

A Praia do Cantagalo, na Ribeira, em Salvador, irá receber, neste domingo, 26 de fevereiro, um mutirão de limpeza realizado pelo Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que engaja empresas em projetos de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade, em parceria com o Instituto Fundo Limpo. A ação é a segunda, entre uma série de iniciativas de conscientização que estão acontecendo desde 2022 e continuam sendo realizadas durante todo este ano, em parceria com a Sprite e a Solar Coca-Cola. A marca de refrigerantes recentemente mudou sua icônica garrafa verde para transparente, reforçando o compromisso da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material. 

A primeira ação, realizada em 17 de dezembro do ano passado, levou cerca de 50 voluntários à praia do Porto da Barra. Para o mutirão deste domingo na praia do Cantagalo, a expectativa é superar o número de engajamento de voluntários, com frentes atuando na areia e no mar, por meio da participação de mergulhadores. O ponto de encontro está marcado para 8h30 da manhã e, para se inscrever, basta preencher o formulário: https://tinyurl.com/yckjt2w2

“Estas iniciativas celebram, principalmente, a cooperação de Sprite com o Pacto Global e com o programa Blue Keepers, que combate o lixo no mar, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano da ONU. Vale ressaltar que, além da Bahia, os mutirões se estendem ainda para outras praias e rios brasileiros, promovendo a reciclagem e a conscientização sobre a sustentabilidade e limpeza de nossos ecossistemas”, explica Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola do País.

Pacto Global da ONU e Instituto Fundo Limpo realizam o mutirão (Foto: Hannah Carvalho)
Pacto Global da ONU e Instituto Fundo Limpo realizam o mutirão (Foto: Hannah Carvalho)

Reciclagem

Atualmente a The Coca-Cola Company apoia mais de 220 cooperativas e mais de 4.500 catadores em 160 cidades, através do programa Reciclar pelo Brasil. “Desde a década de 1990 realizamos programas e iniciativas de grande escala para a coleta, reciclagem e circularidade de nossas embalagens que vão desde a ampliação de nossa linha de retornáveis (que hoje representam 34% das vendas na América Latina), até iniciativas de fomento e apoio à reciclagem, como o Recicla Solar, desenvolvido com a Solar, nosso fabricante parceiro”, comenta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul. 

Integrante do Pacto Global da ONU desde 2021, a Solar Coca-Cola tem a Sustentabilidade no centro de seu negócio. O Recicla Solar é um dos compromissos da companhia alinhado ao Mundo Sem Resíduos, que tem como um de seus objetivos encaminhar corretamente para coleta e reciclagem o equivalente a cada garrafa ou lata vendida, a ser alcançada até 2030. Somente nos últimos dois anos, a iniciativa que fomenta a reciclagem e economia circular no território de atuação da Solar contabilizou aproximadamente 10 toneladas de PET recicladas. 

“Por meio do projeto, investimos na parceria com agregadoras que estimulam a economia circular, fomentam a reciclagem de PET usado e contribuem para a meta de coletar o equivalente a 100% do volume de embalagens produzidas e chegar a 50% de resina reciclada nas embalagens. Além disso, a iniciativa tem ampliado a geração de renda para catadores, importantes agentes no processo de reciclagem e reaproveitamento dos materiais”, destaca Raizama.

Atualmente, no território de atuação da Solar, mais de 20% das garrafas PET já são produzidas com resina reciclada. E a meta de expandir o Recicla Solar continua. O objetivo é que o projeto possa chegar ainda aos estados de Alagoas, Maranhão e Mato Grosso.

Transparente é o novo verde – Lançadas no Brasil em agosto, as novas embalagens PET de Sprite passam a ser transparentes, substituindo o verde da marca que tem 60 anos de história. Com essa mudança, a The Coca-Cola Company reforça o compromisso por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material.

Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua coleta e circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida faz com que a embalagem tenha maior procura e um valor de mercado até 25% maior (se comparado às PETs com pigmentação verde) na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares.

Parceria com Blue Keepers e o Pacto Global da ONU – A The Coca-Cola Company já é participante do Pacto Global da ONU desde 2018 mundialmente, comprometendo-se e colaborando com os objetivos e premissas da iniciativa com uma série de programas, melhorias e avanços em ESG e sustentabilidade corporativa alinhados aos princípios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Já no Brasil, a Coca-Cola Brasil passou a aderir formalmente à Rede Brasil do Pacto Global da ONU em 2022, além de co-realizar este programa através da marca Sprite e tornar-se uma das patrocinadoras oficiais da iniciativa Blue Keepers, coalizão que visa a prevenção e o combate à poluição por resíduos no mar liderada pela Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

A Blue Keepers é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil que visa o combate à poluição plástica em rios e oceanos nacionalmente, envolvendo empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e a sociedade civil na preservação do ecossistema. “Estamos na Década do Oceano e o Brasil tem e deve ter cada vez mais protagonismo no tema. As empresas são parte do problema e devem ser parte da solução”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Serviço

Mutirão de limpeza na Praia do Cantagalo
Data: 26 de fevereiro
Local: Praia do Cantagalo – Ribeira – Salvador
Horário: A partir das 8h30

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Entenda as mudanças da Reforma da Previdência

(Foto: Divulgação)

Paulistão 2023: Quais fatores tornam o campeonato estadual atrativo?