em

Vai sacar o Auxílio Brasil? Saiba qual a melhor forma de utilizar o benefício

Segundo educadora financeira da Acordo Certo é preciso priorizar os gastos essenciais como alimentação, água e luz

O calendário do Auxílio Brasil de setembro começa a ser pago nesta segunda-feira (19). Segundo o Ministério da Cidadania, 450 mil famílias foram incluídas na folha de pagamento deste mês; 20,65 milhões de famílias vão receber o benefício até o dia 30 com valor mínimo de R$ 600.

Com um dinheiro a mais na conta, muitos se perguntam qual a melhor forma de utilizá-lo, considerando os altos reajustes que acompanham a inflação e as despesas da casa. Por isso, neste momento, é essencial ter cautela e organizar gastos para não comprometer financeiramente nos próximos meses.

Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, empresa especializada em renegociação de dívidas, reforça a importância de organizar o orçamento para utilizar o dinheiro extra de forma consciente e planejada.

Antes de usar o benefício, faça uma lista com os seus gastos fundamentais. Caso sobre dinheiro, aproveite também para pagar suas dívidas. A prioridade, no entanto, sempre deve ser o bem-estar e a alimentação da família”, ressalta.

Neste sentido, a educadora financeira elenca os principais tópicos que devem ser levados em conta na hora de utilizar o Auxílio Brasil. Confira:

Alimentação e necessidades básicas

Gastos com alimentação são essenciais, mas, para não extrapolar o limite estipulado para o supermercado, faça uma lista dos itens que não podem faltar em casa e pesquise bastante para aproveitar os melhores preços.

Qualquer economia, mesmo que seja em centavos, fará diferença no valor final da compra. Por isso, não deixe de levar uma calculadora para evitar surpresas no caixa”, orienta.

Lembre-se, também, que as necessidades básicas do dia a dia não esperam. Separe uma parcela do dinheiro para pagar contas de água, energia, gás, entre outras.

Contas atrasadas

Se tiver contas pendentes, tente encaixá-las no valor que receberá, orienta a especialista. “Priorize aquelas contas com altas taxas de juros, como a conta de luz e de gás, e programe-se para pagar outras contas nos próximos meses, já que você continuará recebendo o Auxílio Brasil.”

Se possível, guarde

É muito importante ter uma reserva financeira. Portanto, se sobrar uma parte do benefício, evite gastá-lo com coisas supérfluas. “Mesmo que seja pouco, guarde. Isso pode ajudar bastante caso ocorra algum gasto emergencial ao longo do mês”, pontua a educadora financeira da Acordo Certo.

O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PT)

Postagem de Meirelles em apoio a Lula dialogou com “não polarizados”, mostra análise

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Vida sexual ativa melhora saúde de pessoas na terceira idade