em

Veículo: quais manutenções periódicas seu carro precisa passar?

Conheça as 4 manutenções que o seu carro precisa e garanta a sua segurança a qualquer momento

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Quando falamos em manutenção, logo pensamos em consertar algum defeito que foi detectado no veículo, ou então em fazer uma revisão antes de uma longa viagem. Porém, um veículo exige muitos outros cuidados para ter maior durabilidade e garantir a segurança do motorista.

Por isso, existem 4 tipos de manutenção de veículo, que se feitas corretamente, oferecem uma segurança completa, pois além de consertar algo que já não está funcionando muito bem, ainda detecta possíveis problemas, evitando um transtorno maior no futuro. 

Conheça as 4 manutenções que o seu carro precisa e garanta a sua segurança a qualquer momento.  

1 – Manutenção Detectiva 

A manutenção detectiva faz uma avaliação completa para garantir a segurança e o bom funcionamento de todos os equipamentos. Todos os itens do veículo são testados em funcionamento para detectar possíveis falhas não perceptíveis sem o uso de equipamentos profissionais próprios para esse tipo de manutenção. 

Um exemplo de manutenção detectiva é a manutenção veicular anual, que deve ser feita independente do carro apresentar alguma falha. É uma manutenção pró ativa que pode evitar muitos custos, caso a situação não seja detectada a tempo. 

Não deixe de fazer a manutenção anual, por mais que pareça um gasto irrelevante, ela é capaz de evitar problemas futuros que podem custar muito mais caro. 

2 – Manutenção preditiva e preventiva

A manutenção preditiva prevê a vida útil dos equipamentos e faz uma análise de tudo o que pode vir a ser um problema e indica o tempo útil dos equipamentos. Dessa forma, a manutenção preditiva não é para corrigir falhas, mas sim para evitá-las. 

Ao notar algum barulho ou cheiro diferente, vazamento de óleo, ou uma trepidação no volante, enfim, qualquer coisa fora do normal, faça uma manutenção preditiva. Essa manutenção antecede a corretiva (que falaremos a seguir), e também pode te fazer economizar muito dinheiro. Um exemplo é a troca de óleo: se não for trocado no tempo certo, pode causar danos gigantescos como a fundição do motor. 

Já a manutenção preventiva tenta prever a possibilidade de falhas e programar reparos ou ajustes nos veículos antes que apresentem algum problema.

Para ambos os casos, procure um profissional de confiança para fazer uma troca de óleo antecipada, alinhamento e balanceamento do carro e troca de pastilhas. Além disso, ações como simplesmente calibrar os pneus se encaixam na manutenção preditiva e preventiva, que analisa o estado atual e evita problemas futuros. 

3 – Manutenção corretiva

É o tipo de manutenção mais conhecida, pois sem ela é muito arriscado continuar utilizando o veículo e, muitas vezes, simplesmente impossível. É a manutenção necessária quando algum equipamento do veículo já apresenta falhas e a substituição é necessária. 

O custo depende do conserto necessário e sempre que perceber essa necessidade, não exite em parar o carro e fazer essa manutenção imediatamente! Se chegar ao ponto de uma manutenção corretiva, pode ser sinal de que as manutenções detectivas e preventivas não foram realizadas no tempo correto.

Mas é claro que imprevistos acontecem, além de problemas específicos que não se encaixam nessas manutenções. Por isso, o mais importante é estar sempre atento aos sinais do seu veículo e consultar oficinas de confiança frequentemente.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

SEO: o que é tráfego orgânico?

(Imagem ilustrativa/Freepik)

7 erros para evitar na decoração da casa