em

Por que o futebol é o esporte mais popular no Brasil?

Mas como esse esporte chegou até aqui? E por que ele é tão amado pelos brasileiros? Continue lendo e confira

É inegável que o Brasil é considerado o país do futebol. Muitos países têm grandes paixões. A Itália tem a sua comida, os Estados Unidos têm o seu cinema e o Japão tem o seu sushi, porém nenhum deles pode competir com o Brasil quando falamos sobre futebol. 

Mas como esse esporte chegou até aqui? E por que ele é tão amado pelos brasileiros? Vamos descobrir isso agora!

Por que o Brasil é considerado o país do futebol?

Muitos países têm um esporte que é considerado o seu “esporte nacional”. Nos Estados Unidos, é o beisebol; no Japão, o sumô. O Brasil é um país apaixonado pelo futebol e isso não é surpresa para ninguém.

Mas por que? 

Há muitas razões, mas aqui estão algumas das principais:

  • O futebol é um esporte inclusivo e acessível: todos podem jogar, independentemente de raça, classe social ou gênero.
  • É uma paixão que vem de família: muitas crianças aprendem a jogar futebol com seus pais e avós.
  • O Brasil tem alguns dos melhores jogadores do mundo: nomes como Pelé, Ronaldo e Neymar são conhecidos em todo o mundo.
  • O país tem um grande número de ligas e clubes profissionais: há muitas oportunidades para os jogadores brasileiros de todos os níveis.

Por todas essas razões, não é surpresa que o Brasil seja considerado o país do futebol!

Como o futebol chegou ao Brasil?

O futebol chegou ao Brasil no final do século 19, trazido por imigrantes europeus, desde então, o esporte tem crescido rapidamente em popularidade e hoje é um dos esportes mais populares do país.

No início, o esporte era jogado apenas por homens. As mulheres não podiam participar de competições oficiais e eram proibidas de frequentar estádios. Mas isso começou a mudar na década de 1970, quando as mulheres começaram a disputar partidas amadoras.

Em 1991, as mulheres também foram autorizadas a jogar profissionalmente. Hoje, o Brasil tem várias ligas femininas e o país é conhecido mundialmente por sua equipe feminina.

Referência do futebol brasileiro no mundo

O Brasil é um país com uma longa tradição de futebol e isso se reflete em sua reputação internacional. O país já foi campeão da Copa do Mundo de Futebol masculino cinco vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). E da Copa do Mundo de Futebol feminino cinco também (1991, 1999, 2003, 2007, 2019).

Além disso, o país abrigou alguns dos principais torneios internacionais de futebol, como a Copa Libertadores da América e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O Brasil também é lar de alguns dos melhores jogadores do mundo. Jogadores como Pelé, Ronaldo e Neymar são reconhecidos internacionalmente por suas habilidades nesse esporte.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Torcida brasileira e sua paixão

A paixão é alimentada pelas torcidas brasileiras, que são conhecidas por serem apaixonadas e leais aos seus times. As torcidas brasileiras têm uma longa tradição de criatividade e paixão, elas são conhecidas por seus cantos, danças e coreografias elaboradas. 

As torcidas também são famosas por sua capacidade de encher os estádios, mesmo quando o clima é ruim. Um dos grandes exemplos é a torcida do Flamengo, que é considerada a maior torcida do Brasil. 

A torcida tem mais de 40 milhões de membros e sempre está presente nos jogos do time, mesmo quando o jogo é fora de casa. A paixão das torcidas brasileiras pelo futebol é um dos principais motivos pelos quais o país é considerado o país do futebol.

2 provas que demonstram que Brasil é o país do futebol

Não há dúvida de que o Brasil é um país apaixonado pelo futebol, mas aqui estão três provas que demonstram que o país realmente é o país do futebol:

#1 Maior número de títulos

Com cinco títulos, o Brasil é o país com o maior número de vitórias na Copa do Mundo. O país também abrigou a competição duas vezes (1950 e 2014) e foi o país anfitrião da primeira edição da Copa do Mundo Feminina, em 1991, além disso, o país já venceu a Copa América nove vezes e a Copa das Confederações quatro vezes.

#2 Parou a guerra na Nigéria

Em 1969, o time do santos jogou um amistoso em Benin City, na Nigéria. A partida aconteceu durante a Guerra Civil da Nigéria e, para surpresa de todos, o país inteiro parou para assistir ao jogo. A guerra havia dividido o país em dois lados e, nesse dia, o futebol foi a única coisa que conseguiu unir as duas partes.

Ficou curioso sobre esse assunto? Veja também: Quanto ganha um jogador de futebol no Brasil?

Paula Moraes

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Creativeart/Freepik)

Segurança de dados em e-mail: como proteger os usuários?

(Foto: Reprodução Facebook)

Candidatos religiosos declararam patrimônio milionário nas eleições