em

Atualização da CNH, qual o prazo para obter a nova?

A sua CNH ainda continuará válida e você não precisará realizar a troca imediata

Nova Carteira Nacional de Habilitação CNH começa a ser emitida em Goiás a partir de 2 de junho (Foto: Reprodução/Detran-GO)
Nova Carteira Nacional de Habilitação CNH começa a ser emitida em Goiás a partir de 2 de junho (Foto: Reprodução/Detran-GO)

Para quem não está sabendo, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) teve sua formatação atualizada e o seu uso iniciado a partir do dia 1° junho de 2022, e para muitas pessoas, houveram várias dúvidas sobre sua utilização. 

Como será realizada a troca da CNH?

A troca da nova Carteira Nacional de Habilitação, conforme dito pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), será de forma gradual, então, conforme as antigas carteiras forem vencendo, a nova via já seguirá na formatação atualizada. 

Sendo assim, não é necessário a troca da carteira caso ainda esteja no prazo de validade, na sua próxima renovação, ela já entrará na formatação vigente, e caso você esteja retirando a 1° via da habilitação ela já será entregue no novo formato.

Ou seja, não precisa se preocupar, a sua CNH ainda continuará válida e você não precisará realizar a troca imediata, basta aguardar o seu prazo atual.

As mudanças presentes na nova forma da CNH

Foram feitas basicamente 2 grandes mudanças na nova CNH: Uma renovação no visual e a atualização para a adequação internacional.

Agora o novo modelo contém o código MRZ utilizado em passaportes, o que permite o uso da habilitação em outros países. Os motoristas também poderão também usar o nome social e filiação afetiva.

Agora o documento também possui uma tabela no verso do indicando quais veículos o motorista poderá guiar. O Contran acabou organizando vários itens para encaixar essa novidade. Outra nova atualização é a adição de uma letra “P” para indicar permissão para dirigir ou “D” para CNH definitiva, unificando o design do documento – inclusive para a “Autorização para Conduzir Ciclomotores” (ACC), que permite a condução de motos até 50 cilindradas, por exemplo.

Outro ponto importante da atualização é que agora a carteira conta com a assinatura do condutor abaixo da foto e possui um holograma de identificação, tinta fluorescente que brilha no escuro e itens de segurança visíveis somente com luz ultravioleta. 

Então agora que você já está por dentro das atualizações da CNH, não deixe de compartilhar essa matéria com seus amigos e familiares para que eles estejam por dentro dessa novidade também.

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Foto: Pedro Moraes/GOVBA)

Bahia gerou 16.342 postos de trabalho em maio de 2022

(Foto: Avener Prado/Agência Pública)

Acusado de matar Bruno e Dom havia sido preso em 2019 com 200 munições de espingarda