Embasa promove mobilização para o uso correto da rede de esgoto em Barreiras
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Notícia

Embasa promove mobilização para o uso correto da rede de esgoto em Barreiras

Com o objetivo de conscientizar a população, foram entregue materiais educativos no Centro Comercial

Leitura: 3 minutos

Com faixas nos semáforos e entrega de material educativo no Centro Comercial, a população de Barreiras foi sensibilizada, no último sábado (29), para o uso correto da rede de esgoto durante o período chuvoso. As equipes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) também percorreram os imóveis do bairro Antônio Geraldo entregando comunicado e conversando com quem estava na porta ou na rua sobre os transtornos gerados com o escoamento indevido de chuva e lixo pelos imóveis na rede de esgoto. Um carro de som também circulou, no final de semana na cidade, para disseminar a mensagem: “Revise as instalações do seu imóvel. Água de chuva na rua ou na drenagem e somente o esgoto na rede”.

Mobilização Embasa para uso correto rede de esgoto (Foto: Divulgação/Embasa)
Mobilização Embasa para uso correto rede de esgoto (Foto: Divulgação/Embasa)

Ao receber um panfleto informativo, a moradora Francisca Alves Santos, 73, gostou de saber que a Embasa está fazendo este tipo de mobilização. “Nós, que já temos a rede de esgoto, temos que saber cuidar e fazer a nossa parte. Espero que tenha resultado junto àqueles que continuam usando errado”, afirma. Durante conversa com a equipe da Embasa, a moradora Maria Helena Souza Trindade, do bairro Antônio Geraldo, acredita que é fundamental este trabalho porta a porta nos pontos críticos. “Este ano, tivemos novamente água de chuva e os transbordamentos na rede de esgoto, algo que não víamos desde que passamos a ter essa infraestrutura. Este trabalho da Embasa de explicar para os moradores do bairro que não pode jogar chuva na rede esgoto vai ajudar a conscientizar quem ainda faz isso prejudicando todo o nosso bairro”, afirma.

Mobilização Embasa para uso correto rede de esgoto (Foto: Divulgação/Embasa)
Mobilização Embasa para uso correto rede de esgoto (Foto: Divulgação/Embasa)

O gerente regional da Embasa, Lucas de Moura Araújo, explica que o objetivo é fortalecer a mensagem para a população de que a água de chuva não deve ser lançada na rede de esgoto. “Este ano, que tivemos um volume maior de chuvas em Barreiras. O impacto desta contribuição indevida de água de chuva foi ainda maior, acarretando transtornos com os extravasamentos nas ruas e danos ao nosso sistema de esgoto. Muitos moradores ainda jogam a água que cai dos telhados e das calhas dos quintais para onde deveria ir só o esgoto. Estamos trabalhando nesta sensibilização para que os moradores revejam a estrutura dos seus imóveis para fazer esta separação. A água de chuva deve ir, obrigatoriamente, para a rua, ou para um sistema de drenagem, caso esteja disponível”, reforça.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Veja também

Saúde

Em pesquisa dinamarquesa, programa de um ano de exercícios permitiu ganhos expressivos que compensaram perda muscular posterior; ideal é que atividades físicas sejam praticadas...

Notícia

Na trend, trabalhadores compartilham os benefícios que recebem das empresas

Notícia

Estudo aponta que região da Lagoa Azul, em Porto Seguro, deveria ser transformada em unidade de conservação

Notícia

Bahia inicia emissão nesta terça-feira, (9). Só faltam mais dois estados para todo o país aderir ao documento

Publicidade

Publicidade