em

90 concursos públicos abertos reúnem quase 17 mil vagas no país

As oportunidades são para diversos níveis de formação e são, aproximadamente, 23 mil vagas a serem preenchidas

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Embora o país passe ainda por acentuada instabilidade econômica, os concurseiros têm motivos para comemorar e redobrar esforços nos estudos. 

Essa afirmação se justifica porque existem 89 concursos abertos em todo o Brasil. As oportunidades são para diversos níveis de formação e são, aproximadamente, 23 mil vagas a serem preenchidas. 

Além dos postos de trabalho abertos para início imediato, existem ainda vagas para formação de cadastro de reserva, onde os candidatos aprovados podem ser chamados durante o período de validade do concurso. Confira alguns dos concursos abertos!

Maiores concursos em número de vagas

No que diz respeito ao percentual de chances para ser aprovado, os concursos abertos que mais chamam atenção são o da Polícia Militar de São Paulo, com 2,7 mil vagas, e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, com 2,4 mil. 

Concursos que se destacam em remuneração

Neste quesito, os que se destacam são os órgãos ligados ao Poder Judiciário. No Tribunal Regional Federal de Justiça da Terceira Região (TRF 3ª Região), os salários praticados chegam R$ 32 mil. Já o Tribunal de Justiça de Minas Gerais trabalha com remuneração de R$ 30,4 mil.

Entre os órgãos nacionais que estão com certames abertos para o provimento de vagas podemos citar os seguintes: 

Funpresp-EXE (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo: o órgão está oferecendo 53 vagas para os cargos de analista; 

Tribunal de Contas da União (TCU): o certame prevê 20 vagas para Auditor Geral de Controle Externo, que exige nível superior de escolaridade. A banca responsável pelo certame é a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e as inscrições vão até o dia 20 de dezembro; 

Prefeitura de Jundiaí: as inscrições vão até o dia 9 de dezembro e são 3 editais de concurso. Ao todo, foram abertas 26 vagas para preenchimento imediato, que contemplam os níveis médio e superior; 

Câmara Municipal de Barbacena: a boa notícia para este certame é que as inscrições foram prorrogadas para o dia 3 de fevereiro de 2022; 

Polícia Militar de São Paulo: os interessados em ingressar em órgãos de segurança, essa é uma ótima opção. As inscrições podem ser feitas no site da Vunesp.

Tribunal de Justiça de São Paulo: esse é mais um dos concursos abertos em São Paulo. As vagas são destinadas a psicólogo e assistente social judiciário. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de dezembro. 

Carolina Glogovchan

Colaboradora do Folha Geral - cada publicação é de responsabilidade da autora

(Imagem ilustrativa/Freepik)

5 mitos e verdades sobre a pele negra

(Foto: Divulgação)

Bahia registra 2 óbitos por Covid-19