em

Lançamento de portal mobiliza debate sobre transformação digital na Bahia

Evento virtual contou com apresentações do projeto Neojibá e reflexões sobre as mudanças promovidas pelas novas tecnologias da informação

(Foto: Divulgação/Saeb)

Como as novas tecnologias digitais estão transformando a gestão pública estadual? Que vantagens estas mudanças trazem para o cidadão? A partir de agora, os interessados em obter informações sobre o tema terão à sua disposição o endereço eletrônico do Portal da Transformação Digital  (www.tdbahia.ba.gov.br). Iniciativa da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), o novo site foi lançado na manhã desta quarta (22.09) durante uma live que conciliou atrações musicais do projeto Neojibá com apresentações sobre o tema da transformação digital. 

“O governo com foco no cidadão precisa avançar em transformação digital: este é um caminho sem volta que já está sendo trilhado pelo governo baiano, e o lançamento deste portal é mais um passo nesta direção”, afirmou durante o evento, o secretário da Administração, Edelvino Góes.  

Na visão do chefe da pasta, os desafios trazidos pela pandemia impulsionaram ainda mais as ações na área, mas estes desafios só puderam ser vencidos graças a projetos estruturantes nos quais o governo baiano já vinha investindo nos últimos anos. Como exemplo, ele citou sistema de tramitação eletrônica SEI Bahia, a plataforma de serviços públicos digitais SAC Digital e o software RH Bahia, que automatizou mais de 90% dos processos de Recursos Humanos do Estado. 

(Foto: Divulgação/Saeb)
(Foto: Divulgação/Saeb)

Números musicais

Outro destaque do evento foram os números apresentados pelo Côro Juvenil e o Núcleo de Cordas Dedilhadas da Neojibá, direto da sua sede, no Parque do Queimado, na Liberdade. Além de interpretar composições como “Pelo telefone” (Gilberto Gil) e o movimento “A Primavera”, da peça “As Quatro Estações” (Vivaldi), o projeto também contribuiu com reflexões sobre a transformação digital. “Quando a pandemia se iniciou, nós não precisamos fazer grandes malabarismos para, em menos de 24 horas, estarmos com quase 90% das nossas atividades de volta: ensaiando, tendo aulas, ouvindo uns aos outros e nos conectando”, resumiu o diretor Eduardo Torre. 

Governo digital

Já os  consultores Diego Ribeiro e Jaime Gama, do Grupo Gartner, proporcionaram uma visão dos avanços que a transformação digital vem proporcionando aos governos, dando destaque para o trabalho de assessoria técnica que a empresa internacional vem prestando ao governo baiano nesta área. “Os governos começam a entender que é preciso mudar a sua maneira de se relacionar com o cidadão: não se trata apenas de prestar serviços de forma mais rápida e eficiente, mas de modificar a experiência do cidadão”, sentenciou o consultor Jaime Gama  

Já o superintendente de Gestão e Inovação, Anderson Prazeres, proporcionou ao público uma visão da história das informação e comunicação, desde as pinturas rupestres, na Pré-História, até os avanços tecnológicos contemporâneos que prometem diluir, no futuro, as fronteiras entre o ser humano e as máquinas. Neste percurso, destaque especial foi dado ao governo digital. “Um dos pilares do governo digital é promover transparência e accountability, a prestação de contas ao cidadão, e é este papel que será desempenhado pelo Portal da Transformação Digital”, resumiu o superintendente, ao ressaltar também que o site pretende comunicar, de forma “clara, objetiva e simples” os ganhos em comodidade, facilidade e simplicidade proporcionados pelas tecnologias digitais.

Aurora

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Estratégias que podem fazer clientes inativos voltarem a comprar

(Foto: Sesab)

Bahia registra 1.057 novos casos de Covid-19 e mais 7 óbitos pela doença