em

Barreiras: Vereador Rider Castro propõe revisar contrato com a Embasa

O vereador sugere mobilização da sociedade e união dos vereadores para iniciar processo de melhoria

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Durante sessão virtual realizada na terça-feira (11), o vereador Rider Castro (DEM), anunciou que tem recebido inúmeras reclamações de moradores de Barreiras, em relação aos serviços prestados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Rider destacou as melhorias no município com as obras de Infraestrutura que o governo municipal tem realizado e pontuou os déficits na qualidade dos serviços que a empresa realiza na zona urbana e rural.

De acordo com o vereador, outros municípios baianos já iniciaram o processo de cobrança nas melhorias da prestação de serviços e redução de taxas. É um processo a longo prazo, o tempo contratual é de 30 anos e já se passaram 10. “Não queremos ficar esses 20 anos com serviços ruins e pagando taxas abusivas, vamos iniciar um processo que poderá levar anos”, frisa ao abordar a importância da sociedade civil organizada nesse trâmite.

Para o vereador, em muitos casos a Embasa prejudica os moradores e isso precisa ser mudado. Rider pontua ainda que são arrecadados R$ 5 milhões por mês em Barreiras e sente falta de transparência na prestação de contas dos recursos. “Fazem três anos que a Embasa não presta contas dos recursos arrecadados em Barreiras, em fevereiro, solicitei através de ofício ao gerente regional da Embasa informações sobre isso, mas ainda não obtive resposta”, avalia.

Rider sugeriu a criação de uma Comissão Mista envolvendo a sociedade civil organizada, escritórios de advocacia e interessados. A intenção é criar duas frentes neste processo que envolve a Embasa. A primeira é para atuar na redução da Taxa de Esgoto e outra buscar soluções para uma possível rescisão de contrato. O vereador ainda destaca que essa é uma causa coletiva e não somente de um vereador.

Procurada pela Folha Geral, a Embasa não quis se manifestar.

(Foto: Sesab)

Bahia registra 4.244 novos casos de Covid-19 e mais 91 óbitos pela doença

(Foto: Divulgação)

Maior Cristo do Brasil: Estátua de Cristo no RS supera a do RJ