em

Gestão financeira: como o profissional de administração está inserido neste cenário

A demanda por profissionais com conhecimentos financeiros está crescendo a cada dia

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Uma boa gestão pode ser peça-chave no sucesso ou fracasso da empresa. Os profissionais que possuem esse conhecimento em gestão e finanças possuem mais facilidade em conseguir emprego. O estudante do curso de administração, por exemplo, pode se atentar às mudanças e saber dominar os caminhos financeiros nas instituições, ampliando suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. 

Na área de administração, os formados possuem uma ampla gama de oportunidades. Segundo dados do CFA  (Conselho Federal de Administração), os cargos de gerente são os que mais empregam. A ocupação variou de 18,78% em 2011 para 18,26% em 2015, e, apesar da queda, representa uma estabilidade. 

Além do bacharelado, há também o tecnólogo em gestão financeira, onde o profissional estuda casos reais e desenvolve planejamento de finanças para corrigir esses problemas. De acordo com a CFA, a renda individual do tecnólogo é de até dez salários mínimos, com alguns podendo ganhar até 15. O profissional atua principalmente em Administração e Planejamento Estratégico, representando 14,38% dos profissionais.

Outra pesquisa feita pelo Conselho constatou que 52,1% das empresas não desenvolvem qualquer metodologia de gestão de riscos em seu negócio. Este é um fator em que os profissionais exercem um papel fundamental, pois as instituições ficam mais vulneráveis a quebrar dentro de um cenário de crise.

Outro erro bastante comum das instituições financeiras é não elaborar um plano financeiro. Segundo o portal Conube, administrar uma empresa sem planejamento é “navegar sem direção”. A partir de um planejamento, é possível comparar os ganhos e gastos do seu negócio e, com isso, elaborar estratégias necessárias para lucrar. Por isso, a demanda por profissionais com conhecimentos financeiros está crescendo a cada dia. Um gestor é muito importante, pois ele realiza os melhores investimentos e desenvolve planejamentos e ações.

A gestão financeira também é primordial no empreendedorismo de pequenas empresas. O empresário começa a sentir a necessidade de dividir tarefas e contratar mais profissionais capacitados à medida em que o negócio cresce. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para iniciar uma boa gestão, o microempresário deve separar as despesas familiares do lucro com o negócio. O profissional contratado cuidará da gestão de crise financeira e dos locais onde o comércio pode se expandir.

Os dados mostram que os administradores são de extrema importância dentro das corporações; portanto, os estudantes precisam entender as reais necessidades e se qualificar ao máximo. A demanda de profissionais nesta área precisa ser suprida, pois, em tempos de crise, as empresas necessitam de funcionários capacitados.

(Foto: Sesab)

Bahia registra novo recorde de óbitos por Covid-19 em 24 horas

(Imagem ilustrativa/Freepik Premium)

Mais de 530 milhões de usuários do Facebook têm dados vazados na internet