em

Financiamento de apartamentos para aposentados

Confira a seguir como funciona o financiamento de apartamentos para aposentados

Ilustração. Foto: Pixabay
Ilustração. Foto: Pixabay

Depois de trabalhar uma vida inteira, muitas pessoas ainda sonham em ter o próprio apartamento em São Paulo ou simplesmente fugir da correria e morar em um apartamento Studio. No entanto, existem muitas dúvidas se os aposentados podem financiar um apartamento.

E sim, os aposentados também podem realizar este sonho. As regras de financiamento para dependentes de aposentadoria são um pouco diferentes. Por isso, é preciso saber como esse processo funciona e ficar atento a alguns detalhes.

Para te ajudar a realizar o sonho de comprar um apartamento na planta ou pronto para morar, e ter melhor qualidade de vida nesta fase, confira a seguir como funciona o financiamento de apartamentos para aposentados.

Liberação de crédito para aposentados

O sonho de ter o próprio imóvel não é restrito apenas aos jovens, mas assim como as exigências para comprar um apartamento em São Paulo funcionam para esse grupo, com os aposentados elas também são válidas.

Ao dar entrada em um financiamento para apartamentos, os bancos e agências liberadoras de crédito fazem a consulta do nome do aposentado. Se o nome estiver positivado no SPC ou SERASA, ou se o CPF estiver cadastrado como emitente de cheque sem fundo, o crédito não é liberado.

A boa notícia é que, mesmo que isso aconteça, ainda não é o fim do sonho de comprar um apartamento em Pinheiros ou um apartamento na Zona Oeste. Para resolver o problema, basta negociar e quitar a dívida. A partir daí, é possível abrir um novo pedido.

Prazos de financiamento para compra de apartamentos

Os prazos para os aposentados são um pouco reduzidos. Enquanto uma construtora financia a maior parte do imóvel em mais de 30 anos, para as pessoas de terceira idade, um apartamento Studio no Centro de São Paulo só pode ser financiado em até 20 anos.

Os prazos de pagamento também diminuem se a idade for ainda maior. Para os maiores de 70, as parcelas são divididas em 10 anos.

Por isso, antes de fechar a compra do apartamento à venda em São Paulo ou em qualquer outro lugar, é preciso ficar atento a esse prazo e negociar o melhor valor das parcelas para o aposentado.

Taxas para aposentados

As taxas de financiamento não mudam muito para os aposentados. Pessoas da terceira idade que já pararam de trabalhar e dependem agora do salário da previdência, são vistas como qualquer outro cidadão. O que muda, nesse caso, é a expectativa de vida nacional.

Para comprar um apartamento na planta ou já pronto, a taxa de juros é definida pelo IPCA, que define a inflação do país. Apesar de ser um valor pré-estabelecido, existem financiadoras que vendem os apartamentos em SP com taxas muito mais altas.

Para fugir desses absurdos, é importante que o aposentado conte com a ajuda de quem entenda do assunto e opte pelo melhor caminho. O ideal é fazer simulações em diferentes financiadoras e entrar em contato com a própria construtora dos apartamentos.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Guia de restauração de automóveis: tudo que você precisa saber

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Chá de lingerie: dicas de presente