em

Aposentados e pensionistas não vão receber 13º e 14º salário em 2020

Adiantamento de benefícios e falta de tempo hábil para aprovação de PL, colocam idosos em situação vulnerável; entenda

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Aposentados e pensionistas do INSS que estavam aguardando a liberação do 14º salário em 2020 não poderão contar com o benefício para as contas e compras do fim de ano. Isso porque, as chances de liberação são mínimas segundo informativos oficiais do governo federal.

Durante os meses iniciais da pandemia de Covid-19, o 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS foi antecipado, como medida de segurança para reduzir os impactos da doença na economia nacional. Normalmente liberada no mês de julho, este ano a antecipação foi paga entre abril e maio.

Já a segunda parcela que, nos anos anteriores eram paga em dezembro, também foi adiantada devido a pandemia para os meses de maio e junho. Ou seja, com a ausência do 14º salário, muitos idosos encontram-se desamparados neste fim de ano, sem nenhuma outra medida de proteção financeira.

Diversos projetos de Lei com o objetivo de oferecer um 14º salário aos idosos aposentados foi levado em votação. O Projeto de Lei nº3657, por exemplo, dispõe sobre a liberação de um abono salarial, caracterizado como 14º salário, direcionado aos segurados do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) contemplados por benefícios como: auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.

No entanto, apesar de aguardar votação, não conta com tempo suficiente para que o benefício possa ser aprovado e liberado para o segurado do INSS. Portanto, o certo é que os segurados realmente não contem com essa parcela.

Uma das soluções em crescimento nos últimos meses tem sido as concessões de crédito consignado a este público. Certamente, tal recurso passa a ser a esperança dos brasileiros que precisam pagar contas e organizar as finanças para a chegada do novo ano.

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 4.114 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Imagem ilustrativa/Freepik)

Contato com chumbo na infância afeta inteligência e estrutura cerebral, alertam cientistas