Pelourinho recebe espetáculo contra o racismo na 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro”
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Notícia

Pelourinho recebe espetáculo contra o racismo na 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro”

Evento acontece nas imediações da Cruz Caída, às 15h30 do sábado. Inscrições para o sarau cultural “Movimente-se Negro” acontecem em paralelo

Leitura: 4 minutos

O Monumento da Cruz Caída — Praça da Sé, Pelourinho, recebe nesse sábado (28), às 15h30, a 2ª edição do “Desfile Manifesto Navio Negreiro — tempos atuais”. O evento é uma realização da FOCUS Moda & Produções, com apoio da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA Bahia) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro).

A entrada para o evento é gratuita, no entanto, é obrigatório o uso de trajes brancos para assistir as atividades —que serão voltadas ao teatro, seguido por um desfile de moda. A manifestação em forma de espetáculo contra o racismo, genocídio, feminicídio e intolerância religiosa, segundo o idealizador do projeto e criador da Focus Moda, Jonas Bueno, faz um paralelo entre a antiguidade e os dias atuais.

“Todo camburão existe um pouco de navio negreiro. Por isso a gente aborda o espetáculo de 1500 anos atrás aos dias de hoje, falando sobre genocídio, feminicídio, intolerância religiosa, racismo, fazendo com que o jovem se perceba nesse universo de tanta crueldade com nossos povos e corpos. A intenção do evento é sensibilizar e motivar o outro a agir diferente dentro dessa realidade que vivemos”, pontua Jonas. 

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Sarau Cultural “Movimente-se Negro”

Na sequência de ações, a FOCUS Moda & Produções realiza no próximo dia 5 de dezembro — sábado, às 10h, no Espaço Cultural Casarão das Artes (Setor 1), o sarau cultural “Movimente-se Negro”, com ações voltadas para música, dança, poesia, desfiles, cinema, teatro, sorteio, hip-hop, bate-papo, dinâmicas variadas, além do espetáculo “Na Pele Preta” e a exibição do filme “Na Quebrada” (2014). 

Contra o genocídio da juventude negra, o sarau terá inscrições abertas para jovens e adolescentes no entorno dos bairros de Fazenda Coutos, Paripe e Lagoa da Paixão, com idade entre 16 e 25 anos. Após a primeira apuração, os candidatos passarão por uma seletiva interna para identificar seus potenciais e as condições sociais em que vivem. 

Com foco no acolhimento, o sarau cultural promove a participação ativa dos jovens, ausente de qualquer tipo de preconceito na cooperação com as atividades e apresentações. O projeto contará também com um espaço de microfone aberto para o público que queira apresentar intervenções artísticas, a exemplo de cantos, danças ou recitais.

A caminho da 2ª edição, o “Movimente-se Negro” surge com o intuito de reforçar o diálogo artístico cultural com a juventude negra do subúrbio ferroviário de Salvador, recrutando jovens de comunidades carentes para somar às atividades ao decorrer do projeto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

A ideia, segundo Jonas Bueno, “é apresentar ações já existentes nos núcleos de arte Focus, como o ‘Desfile/Manifesto Mona Crespa’, ‘Garoto e Garota Ewá’, e o espetáculo de ‘Genocídio Negro Rei’, que em suas diversas edições levou ao público discussões de extrema importância social, falando sobre genocídio do jovem negro, luta contra o racismo, feminismo, intolerância religiosa, feminicídio e diversidade de gênero. Essa iniciativa foi idealizada a partir da necessidade de mostrar aos jovens negros e negras que existe lugar para eles no mundo da arte, onde infelizmente sempre foi um espaço de pouca representatividade”, ressalta. 

Programação 

O sarau cultural “Movimente-se Negro” contará com a apresentação de oficinas de turbante; grupo de rap local; prosa preta com os temas feminismo, empoderamento, saúde mental dos jovens e “mulheridade”; cinema na quadra; oficinas de dança afro, poesias e rimas. 

O evento será transmitido e salvo na rede social da FOCUS Moda & Produção (Instagram) na quadra da comunidade da Lagoa da Paixão. A lotação máxima estará reduzida a 30 pessoas, respeitando as leis municipais de prevenção contra o novo coronavírus (COVID-19).

O sarau “Movimente-se Negro” é uma realização da FOCUS Moda & Produção, Terre des Hommes Schweiz e CIPÓ — Comunicação Interativa, com apoio do Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS (GAPA Bahia) e a União de Negros pela Igualdade (Unegro).

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

SERVIÇOS

2ª edição do Desfile Manifesto Navio Negreiro
Quando: sábado (28), às 15h30;
Onde: Monumento da Cruz Caída — Praça da Sé, Pelourinho;
Entrada Franca | Traje branco obrigatório;

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Sarau Cultural “Movimente-se Negro”
Quando: sábado (5), às 10h;
Onde: Espaço Cultural Casarão das Artes (Setor 1);

*Com Agência de Notícias

Veja também

Saúde

Em pesquisa dinamarquesa, programa de um ano de exercícios permitiu ganhos expressivos que compensaram perda muscular posterior; ideal é que atividades físicas sejam praticadas...

Notícia

Na trend, trabalhadores compartilham os benefícios que recebem das empresas

Notícia

Estudo aponta que região da Lagoa Azul, em Porto Seguro, deveria ser transformada em unidade de conservação

Notícia

Bahia inicia emissão nesta terça-feira, (9). Só faltam mais dois estados para todo o país aderir ao documento

Publicidade

Publicidade