em

As casas se tornam mais inteligentes para reduzir gastos e impactos ambientais

Casas inteligentes têm o potencial para diminuir custos e ajudar na sustentabilidade do planeta

(Imagem ilustrativa/Freepik)

As casas estão mais conectadas e incorporando recursos de inteligência artificial – IoT, estão mais inteligentes. A relevância dos benefícios de conveniência, conforto e segurança aumentam, quando uma casa inteligente, permite que seus moradores adotem um estilo de vida ambientalmente consciente.

Mais do que simplesmente controlar dispositivos remotamente, criar um ambiente “inteligente” permite combinar sensores e softwares, para tornar as casas mais eficientes e sintonizadas com seus moradores. O potencial dessa conectividade avança, à medida que dispositivos e sistemas para casas inteligentes crescem rapidamente e ficam mais acessíveis.

A tecnologia inteligente em uma casa não somente torna a vida de seus moradores mais fácil. Mas também, faz com que uma série de atividades cotidianas, sejam realizadas de forma ágil, eficaz e segura, proporcionando um custo-benefício significativo.

Por outro lado, nos dias atuais diante de um meio ambiente com sérios problemas de degradação, as “casas inteligentes” desempenham um papel determinante na preservação dos recursos naturais.

(Imagem ilustrativa/Freepik)
(Imagem ilustrativa/Freepik)

Com um aplicativo em um smartphone é possível otimizar energia, obter maior segurança e melhorar o consumo de água. Em uma casa inteligente acontece desta forma:

  1. Energia
  • Em ambientes internos e externos, as lâmpadas inteligentes podem ser programadas para ligar e desligar em determinados horários. Se manterem acesas somente se houver alguma pessoa no ambiente. Serem configuradas para automaticamente regular níveis de brilho e intensidade de luz, ou até mesmo mudar de cor.
  • Termostatos inteligentes diminuem custos de energia, ao serem programados para ajustar a temperatura do ar-condicionado conforme a necessidade do ambiente, ligar e desligar de forma automática o aquecimento ou resfriamento.
  • Aparelhos domésticos e eletroeletrônicos que não são “inteligentes” podem ficar conectados através de plugues inteligentes, e serem programados para ligar e desligar via aplicativos.

Dispositivos de eficiência energética incluem lâmpadas e termostatos inteligentes, tomadas elétricas inteligentes, medidores de energia, etc.

2. Segurança

  • Sistemas de segurança integrados fazem parte de uma casa inteligente, monitoram ambiente interno e externo. Dispositivos de alarme, câmeras, sensores de movimento e campainhas inteligentes, permitem acompanhamento 24 horas, através de smartphones ou outro dispositivo conectado à internet.

Câmeras controladas remotamente, têm resolução em alta definição, modo de visão noturna, instalação sem fio, áudio e podem ser configuradas para iniciar a gravação, a partir da hora que os sensores detectarem movimento.

3. Água

  • Chuveiros inteligentes são fáceis de serem instalados e vão ajudar a economizar água e energia. Esse modelo de chuveiro tem um sistema LED integrado, que monitora o consumo e muda de cor, conforme a quantidade de água usada no banho. Os jatos de água têm cores verde, azul, roxo e vermelho. Com um aplicativo no smartphone é possível criar perfis diferentes e configurar o consumo para cada pessoa da casa e analisar os gastos de água.
  • Torneiras inteligentes usam um sensor de presença ótico, que aciona a água somente quando as mãos estão próximas a torneira. Esse acionamento automático, libera a quantidade necessária de água para o uso, isso se reflete em uma economia bem expressiva.

Dispositivos para economizar água incluem torneiras e chuveiros inteligentes, detectores de vazamentos, sistemas de sprinklers automatizados, etc.

Tecnologias inteligentes agregam valor, e podem ser incorporadas aos poucos nas casas, a princípio sendo útil ao estilo de vida dos moradores. No conceito de casa inteligente a modernidade também faz parte de uma consciência mais ampla, que se traduz em atitudes: viver com o conforto que as novas tecnologias oferecem em harmonia com o meio ambiente.

Nax R.

Colaboradora do Folha Geral. O conteúdo é de inteira responsabilidade da autora e não expressa a opinião do Folha Geral

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 1.970 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

Governador da Bahia faz vistoria em obras da nova ponte sobre o Rio São Francisco