em

ANTT apreende 10 veículos fazendo transporte clandestino na Bahia

Foram abordados 18 veículos e 10 deles transportavam irregularmente 180 passageiros

(Foto: Divulgação/ANTT)
(Foto: Divulgação/ANTT)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), apreendeu 10 veículos fazendo transporte interestadual não autorizado de passageiros.

A fiscalização ocorreu de 13 a 15/08, na BR-116, entre os municípios baianos de Tucano, Feira de Santana e Rafael Jambeiro e BR-110, Ribeira do Pombal.

Foram abordados 18 veículos e 10 deles transportavam irregularmente 180 passageiros. Todos foram realocados em ônibus de empresas regulares, com as despesas de passagem pagas pelas empresas flagradas.

Apesar da pandemia, e da redução da atividade econômica, a ANTT já apreendeu cerca de 650 veículos somente em 2020, garantindo transporte seguro para, aproximadamente, 19.500 pessoas. Embora as linhas autorizadas e regulares tenham reduzido a frequência de viagens desde março/2020, o transporte clandestino seguiu na contramão.

A ANTT tem monitorado o transporte clandestino de passageiros utilizando o Canal Verde Brasil, uma rede virtual  inteligente de percepção, acompanhamento e mapeamento de fluxos de transporte nos principais corredores logísticos do país. São pórticos que leem as placas dos veículos na rodovia e dão sua localização em tempo real para as equipes da Agência.

A Agência alerta sobre os perigos de se utilizar o transporte clandestino de passageiros, uma vez que os motoristas destes não possuem treinamento, cumprem jornadas exaustivas de trabalho e os veículos são precários, geralmente apresentando péssimo estado de conservação e manutenção, o que aumenta em quatro vezes a letalidade dos acidentes envolvendo esse tipo de transporte.

Além dos perigos habituais desse tipo de transporte, o perigo maior neste momento, é o contágio pela COVID-19, pois esses veículos clandestinos não seguem as normas sanitárias de prevenção estabelecidas pela Agência, colocando em risco a saúde dos usuários e de toda a sociedade.

A Operação Pascal da ANTT segue em todo país e para denunciar o transporte clandestino de passageiros, os usuários podem entrar em contato com a Ouvidoria da Agência pelos canais: WhatsApp (61) 99688-4306; Telefone 166; E-mail [email protected]

(Imagem: Folha Geral/Divulgação)

Bahia registra 3.386 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Tigueras, guaxas ou voluntárias, são os nomes para as plantas que nascem sem controle e disseminam pragas e doenças (Foto: Divulgação)

Abapa garante auxílio técnico para eliminar tigueras de soja na região Oeste