em

Hospital do Oeste ganha mais 10 leitos de UTI

Também foi montado um centro de triagem em Santa Maria da Vitória para ser referência nos municípios vizinhos

O combate à Covid-19 no oeste baiano passa a ter um importante reforço nesta quinta-feira (23), quando serão entregues mais 10 leitos de terapia intensiva (UTI) para os casos mais complexos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Hospital do Oeste (HO), em Barreiras. O reforço estará à disposição da população imediatamente após a entrega. Ao todo, a unidade disponibiliza 60 leitos para atendimento de pacientes infectados pela doença em toda a região.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que “o oeste da Bahia vem recebendo fortes investimentos do Governo do Estado. Fizemos a ampliação do HO e agora estamos entregando mais leitos para atendimento exclusivo de Covid. Também construímos uma UPA que vem sendo fundamental para organizar o atendimento da urgência. Nossa policlínica de saúde segue aberta com atendimentos agendados, e a cidade ganhou uma unidade do Hemoba que é a maior do interior”. 

De acordo com o secretário, ainda neste segundo semestre, serão implantados mais 20 leitos no hospital. “Com isso, poderemos colocar em operação serviços fundamentais como cardiologia, tratamento de câncer e cirurgia-geral. O Centro de Oncologia, capacitado para quimioterapia, radioterapia e cirurgia oncológica, fica pronto no primeiro semestre de 2021, junto com uma UTI Neonatal e um Centro de Parto Normal [CPN]. São investimentos de R$ 50 milhões em obras importantes para a melhoria da qualidade da saúde pública na região oeste”.

Outros destaques importantes na região são a policlínica de Santa Maria da Vitória, cujas obras começam em 60 dias e tem inauguração prevista para julho de 2021, e o novo Hospital em Santa Maria da Vitória, a partir da ampliação do hospital municipal, que terá 30 leitos de UTI.

(Foto: Arquivo/Sesab)
(Foto: Arquivo/Sesab)

Coronavírus

Para o enfrentamento ao novo coronavírus no oeste baiano, o Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, foi transformado em uma unidade responsável pela triagem e acolhimento de pacientes com casos leves. O equipamento médico possui nove leitos, dois respiradores, dois monitores, dois carrinhos de emergência e funcionará 24 horas, com uma equipe composta por cerca de 30 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistente social e técnicos em enfermagem e radiologia. Os casos mais graves devem ser transferidos para o Hospital do Oeste. 

Também foi montado um centro de triagem em Santa Maria da Vitória para ser referência nos municípios vizinhos. Em Bom Jesus da Lapa, as obras de ampliação do Hospital Carmela Dutra estão nos estágios finais. A unidade irá oferecer 30 leitos de UTI, sendo 20 para atendimento de adultos e 10 pediátricos. 

Da Redação, com colaboração*

Envie seu conteúdo para análise editorial: redacao@folhageral.com.br
Conheça as condições em https://www1.folhageral.com/termos-e-condicoes

(Imagem: Elói Corrêa/GOVBA)

Nova parcela do vale-alimentação estudantil será paga no dia 28

(Foto: Romildo Jesus)

Mais três municípios têm transporte suspenso na Bahia; total chega a 390