em

Pó de pedra pode ser alternativa para remineralização de solo, segundo pesquisadores

Busca pela alternativa sustentável tem popularizado o uso dessa tecnologia

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A agricultura é um setor muito importante para a economia brasileira, sendo integrada por produtores de grande, médio e pequeno porte. Os processos relacionados a cuidado com a terra, quantidade correta de nutrientes e rega apropriada fazem toda a diferença no produto final, por isso, essas técnicas são constantemente aprimoradas pelos profissionais da área.

Um aspecto essencial para a agricultura são os cuidados com as características do solo, que devem ser adequadas de acordo com o tipo de semente que será plantado no local. Após o plantio e a colheita, o terreno precisa passar por um processo de reposição dos minerais perdidos, o que colabora para aumentar sua fertilidade. A maneira mais popular de devolver a vitalidade do solo é por meio de fertilizantes químicos, entretanto, uma opção sustentável que pode ser utilizada, tanto quanto alternativa, quanto como complemento dos fertilizantes, tem sido testada por especialistas e produtores. Trata-se da remineralização por rochagem, que utiliza o pó de rocha como seu componente principal.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná é conhecida pelas pesquisas nas áreas da produção agrícola e pecuária, fomentando descobertas e melhorias que possam ser introduzidas nesse setor. Especialistas na universidade têm estudo os benefícios do pó de rocha para o processo de remineralização do solo, destacando o fato de o pó de rocha ser um adubo natural e que pode ser facilmente adaptado de acordo com o lugar. Apesar dessa técnica não ser nova, ela ainda é pouco utilizada no Brasil, apesar de o produtor rural se mostrar interessado por questões do tipo. 

Esse processo consiste em adicionar minerais com constituição química de alta fertilidade ao solo, de acordo com as características específicas de cada terreno. Dessa forma, a terra consegue ser equilibrada de maneira adequada e respeitando as necessidades do ambiente. A busca por uma agricultura mais sustentável tem crescido entre os produtores rurais, que desejam diminuir o impacto causado no solo pelo plantio, assim como melhorar a qualidade de sua produção. Entretanto, é importante ficar atento durante a escolha da terra, já que o pó deve ter a micragem adequada, assim como ser decorrente do tipo certo de rocha.

De acordo com os pesquisadores da Unioeste, ainda estão sendo feitas pesquisas para entender como o uso da rochagem deve ser aplicado nas diferentes regiões do Brasil, além de entender quais rochas encontradas no país dão bons resultados ao serem utilizadas nesse processo.

Avalie o conteúdo