em

Patrulha Mecanizada recupera estrada e finaliza obra de ponte, em comunidade de Barreiras

Durante três dias, equipes do Programa Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) redirecionaram esforços para recuperar um trecho de 12 km que liga a BR 020 à comunidade de Nova Esperança, em Barreiras. Ao final do percurso, foi construída uma nova ponte que dá acesso também a outras localidades e fazendas […]

Durante três dias, equipes do Programa Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) redirecionaram esforços para recuperar um trecho de 12 km que liga a BR 020 à comunidade de Nova Esperança, em Barreiras. Ao final do percurso, foi construída uma nova ponte que dá acesso também a outras localidades e fazendas produtoras da região do Rio de Pedras. A obra da ponte foi executada pela Prefeitura de Barreiras em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Abapa, contribuiu com os ajustes finais das cabeceiras, fazendo o nivelamento, aterramento e compactação para liberar o tráfego.  

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

Ao visitar a ponte, o prefeito Zito Barbosa destacou que um total de R$ 600 mil foram investidos na obras, em parceria com a Aiba. “A prefeitura financiou 50% do valor e a outra metade foi bancada pela associação. Destaco ainda o papel da Abapa que cedeu sua frota para melhorar o acesso e as cabeceiras da ponte. Parceiras fundamentais para o desenvolvimento de Barreiras”, disse.

Para realizar as obras de melhoria da estrada e finalização da ponte, a Abapa destinou uma retroescavadeira, dois carros pipa, uma pá carregadeira e três caçambas, que integram o Patrulha Mecanizada, além de profissionais e técnicos. “Existia uma ponte construída há 38 anos mas que estava em condições precárias, a nova ponte foi erguida dois metros acima da anterior isso fez com que as cabeceiras ficassem mais altas e demandassem aterramento. A Abapa  fez este trabalho e ainda melhorou significativamente a estrada de acesso, pedimos e prontamente fomos atendidos”, diz o vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

Na região do Rio de Pedras as fazendas produtoras respondem por cerca de 22 mil hectares cultivados com grãos, algodão e pecuária de corte, que isolada, concentra oito mil cabeças em regime de confinamento. Além disso, áreas menores dedicadas ao cultivo de hortaliças, mandioca e criação de peixes mantém 45 famílias em atividade. A estrada de acesso e a ponte são imprescindíveis para o escoamento destes itens e ainda, para garantir o transporte de insumos, maquinários e o ir e vir dos próprios moradores.

“Apesar do momento de grande preocupação com a saúde das pessoas, não podemos descuidar de nosso trabalho no campo. E foi assim com as obras de melhoria da estrada e da ponte na região do Rio de Pedras. O trabalho foi executado sempre observando os cuidados básicos de higiene e saúde de nossos colaboradores. Dessa forma vamos mantendo o Patrulha Mecanizada em ação garantindo melhor trafegabilidade, acessos e escoamento da produção agrícola do Oeste”, destaca o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato.

Sobre o Patrulha Mecanizada – Com foco voltado para a pavimentação de estradas vicinais, os agricultores baianos mantêm o Programa Patrulha Mecanizada que somente no último ano, recuperou um total de 500 km de estradas. Além de garantir a trafegabilidade nas estradas, é preciso destacar uma intervenção em especial, a pavimentação asfáltica de um trecho de 40 km da rodovia Rio Grande; e de 33 km da Estrada da Soja, ambas em São Desidério, na região agrícola do oeste baiano. Criado e executado desde 2013, o Patrulha Mecanizada já recuperou cerca de 2,5 mil km de estradas.

Bolsonaro manda jornalista “calar a boca” durante coletiva de imprensa (Imagem: Reprodução/Youtube CNN Brasil)

FENAJ e mais de 400 entidades protocolam pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro

(Imagem: Divulgação)

Hospitais baianos começam a receber novos respiradores para tratamento da Covid-19