em

Codevasf se une às entidades do agronegócio e Prefeitura de Barreiras na recuperação de nascentes

As três instituições assinaram acordo de cooperação técnica para intervenções imediatas

(Foto: Divulgação/Aiba)
(Foto: Divulgação/Aiba)

A soma dos esforços da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com a Associação Baiana de Produtores de Algodão e a Prefeitura de Barreiras, desde 2017, em torno do projeto de recuperação de nascentes, como forma de propiciar o aumento da vazão dos rios da região oeste, gerou resultados positivos, que culminaram na atração de um grande parceiro: a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A articulação, iniciada no segundo semestre de 2019, entre as associações, o governo municipal e a empresa pública federal, resultou em um acordo de cooperação técnica, firmado na segunda-feira (17), em Barreiras, com a disponibilização de R$ 704 mil, para serem investidos nas nascentes degradadas do município ainda este ano.

(Foto: Divulgação/Aiba)
(Foto: Divulgação/Aiba)

“A assinatura desse ato é o reconhecimento do trabalho que os produtores, por meio das associações – Aiba e Abapa – vêm fazendo em prol do meio ambiente, em toda a região. As ações que temos desenvolvido, especialmente na Fazenda Modelo e no núcleo Nupeba, têm se transformado em grandes feitos”, disse o presidente da Aiba, Celestino Zanella. “Além de atuar como bons parceiros, mostramos por meio do Instituto Aiba, a capacidade técnica de coordenar e aplicar os recursos com eficiência e transparência”, ressaltou. O dirigente lembrou, ainda, que até o momento o programa vinha sendo custeado pelas associações, prefeituras e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O saldo é de 10 nascentes recuperadas em Barreiras e outras 45 nos municípios de Baianópolis, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Wanderley, São Desidério, Mansidão e Cocos.

(Foto: Divulgação/Aiba)
(Foto: Divulgação/Aiba)

“Nosso projeto só teve visibilidade, ao ponto de atrair a Codevasf, porque é feito com seriedade e tem dado retorno para a sociedade, em relação à preservação dos mananciais. Esse recurso anunciado hoje garante a continuidade de um trabalho que só tem bons frutos para nosso município e a região”, comemorou Demóstenes Júnior, secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras.

O superintendente da Codevasf, Harley Nascimento, enfatizou a importância dos recursos para a manutenção do trabalho. “Todas as instituições sabem como fazer o trabalho, mas os recursos financeiros são imprescindíveis para manutenção das atividades diárias desse projeto”. Ele explicou que o envio de um projeto pré-elaborado, formulado pelos solicitantes, facilitou a alocação da verba. “É fundamental que instituições de peso, como as que estão assinando esse termo, se unam para contribuir, cada uma com a sua experiência, com um projeto tão importante”, finalizou Nascimento.

Da Redação, com agência*

*Com Agência de Notícias

Sair da versão mobile