em

Programa ajuda jovens de Salvador na busca de emprego no mercado financeiro

Apesar do Brasil ter 12,4 milhões de desempregados, muitas empresas não conseguem preencher todas as vagas. O grande problema na vida de quem está buscando o primeiro emprego ou recolocação no mercado é a falta de qualificação profissional. Esse é o exemplo do mercado financeiro. A área tem vivido uma nova transformação por conta do […]

(Foto: Divulgação)
Turma do curso de mercado financeiro (Foto: Divulgação)

Apesar do Brasil ter 12,4 milhões de desempregados, muitas empresas não conseguem preencher todas as vagas. O grande problema na vida de quem está buscando o primeiro emprego ou recolocação no mercado é a falta de qualificação profissional. Esse é o exemplo do mercado financeiro.

A área tem vivido uma nova transformação por conta do crescimento do mercado de ações, fundos imobiliários, além do surgimento de mais Fintechs, como os bancos e financeiras digitais.

Segundo Gilvan Bueno, especialista em mercado financeiro e CEO da escola Financier Academy, o segmento pode ser uma grande oportunidade para quem busca emprego, pois precisa de profissionais qualificados e certificados cada vez mais. “Para isso, é fundamental buscar mais conhecimento”.

Com o intuito de construir uma mobilidade social para jovens, de 18 a 30 anos, a se qualificarem melhor para o mercado de trabalho, Bueno tem administrado o curso para a certificação de CPA10 no projeto Diversidade Racial, em Salvador (BA). A iniciativa é realizada pelo instituto Ser Mais, em parceria com INFI-Febraban, ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e o Ministério Público de Salvador.

O curso conta com 70 alunos, em sua grande maioria negros e de famílias de baixa renda. A programação traz temas atualizados e estudo de mercados. Após o término das aulas, os formandos serão encaminhados para processos seletivos das empresas que fazem parte do programa em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Salvador. “A proposta é mostrar o que há de mais inovador, preparando, principalmente, o profissional para ter uma vantagem competitiva”.

O exame para o Certificado CPA10, que é nível médio, é feito on-line. A prova possui 50 questões, com duração de duas horas. Para obter o certificado, a pessoa precisa acertar até 70%.

– Com a CPA10 em mãos, a pessoa pode conseguir emprego com mais facilidade em bancos tradicionais, financeiras e até mesmo em bancos de investimentos. Com o certificado, é possível construir uma carreira na área financeira e chegar a superintendente de um banco, por exemplo. E melhor ainda, ele tem uma qualificação profissional que pode tirá-lo desse índice de desemprego – ressalta.

Sobre o exame

Oferecido pela ANBIMA, que é a associação de bancos de investimento, o exame CPA10 fornece a Certificação Profissional para quem deseja atuar na venda de produtos de investimento ou na manutenção de carteiras nos segmentos varejo alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.

Foto: Folha Geral

O novo coronavírus e a ansiedade por doença

Secretário Jerônimo Rodrigues recebe Gestores da Ufba (Foto: Divulgação)

Escolas estaduais poderão abrigar cursos de graduação da UFBA